sexta-feira, 12 de junho de 2009

Sporting - 7 / Benfica - 1 (1986/87)

Esta caricatura da autoria de Francisco Zambujal (um dos maiores caricaturistas desportivos de sempre), saiu numa edição do jornal A Bola, a seguir ao famoso jogo dos 7-1, no qual Manuel Fernandes marcou 4 golos (poker). Estávamos em Dezembro de 1986 e esta caricatura retrata na perfeição o resultado do derby: o treinador do Sporting de então, Manuel José, está a depenar o perú de Natal personificado pelo técnico do Benfica da altura, o inglês John Mortimore.
Para a posteridade, recordemos a equipa do Sporting que alinhou (em 4x4x2) nesse célebre encontro: Damas; Gabriel, Virgílio, Venâncio e Fernando Mendes; Litos, Oceano, Zinho e Mário Jorge; Manuel Fernandes (cap.) e Meade.
Ao intervalo, o Sporting vencia apenas por 1-0. Para além de Manuel Fernandes, os outros marcadores dos "leões" foram Mário Jorge (2 golos) e Meade. O tento de honra do Benfica foi apontado pelo brasileiro Vando.
Assinale-se que esta equipa do Sporting alinhou com 9 jogadores portugueses. Apenas Zinho (brasileiro) e Meade (inglês) eram estrangeiros. Que bom seria que, hoje em dia, todas as equipas portuguesas jogassem, no seu "onze" titular, com mais de 50% de jogadores portugueses!

1 comentário:

NUNO RAMOS disse...

Tive o privilégio de assistir a este jogo, tinha 13 anos. Antes de repetirem o jogo na RTP Memória, houve uma coisa que nunca esqueci, que foi o 2º golo do Manuel Fernandes, um espectáculo de golo. Nesse jogo encontrava-me na bancada nova por cima da Juveleo, mesmo no enfiamento desse cabeceamento espectacular do Manuel Fernandes. Mas o meu primeiro derby que assisti foi meses antes na época 85/86 no estádio da Luz em que ganhamos o jogo por 2-1, com golos de Morato e Manuel Fernandes para o Sporting e Maniche para o Benfica, com essa derrota o Benfica perdeu o campeonato. Também dois meses antes deste jogo penso eu, encaixamos 5-0 nesse mesmo estádio para a taça de Portugal, recordo-me que estava na sala de aula de Trabalhos Manuais e só ouvia colegas de escola que estavam lá fora (sem Aulas) a gritar os golos do Benfica.