segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sporting: equipa da época 86-87

Esta foi a célebre equipa do Sporting, treinada pelo inglês Keith Burkinshaw, que venceu o F.C. Porto, no Estádio das Antas, por 1-0, no jogo da meia-final da Taça de Portugal, da época de 1986/87. O golo do Sporting foi marcado, já no prolongamento, pelo médio brasileiro Mário.
O Sporting alinhou, em 4x4x2 (com dois extremos, Meade e Silvinho, bem abertos nos flancos), da seguinte maneira: Damas, João Luís, Duílio, Venâncio e Virgílio; Meade, Oceano, Mário e Silvinho; Manuel Fernandes (cap.) e Peter Houtman. Este 4x4x2 transformava-se num ofensivo 4x2x4 quando o Sporting atacava.
Esta equipa do Sporting era formada por 5 jogadores portugueses, 4 brasileiros (João Luís, Duílio, Mário e Silvinho), 1 inglês (Meade) e 1 holandês (Peter Houtman).
No centro da foto, pode-se observar o rosto da mais sonante contratação do Sporting para a época seguinte (1987/88), o avançado brasileiro Paulinho Cascavel ("A Cobra") que tinha conquistado a "Bola de Prata", na época anterior, ao serviço do Vitória Sport Clube (Guimarães), e que iria conquistá-la novamente na época seguinte, agora pelos "leões".


M. Paim disse...

Portanto, só para arrumar:

Em cima da esquerda para a direita:Venâncio, Meade, Duílio, Virgílio, Oceano e Damas.
Em baixo pela mesma ordem: João Luís, Manuel Fernandes, Houtman, Mário e Silvinho.

Acho que acertei todos agora lol

2 comentários:

NUNO RAMOS disse...

Soube do resultado deste jogo no café, pensei que o Sporting não conseguiria ganhar esse jogo. Tinha 13 anos e fui ao café com o meu pai, que gosta de beber uma fresquinha aquela hora, eu cansado de tantos nervos a ouvir o relato, acedi ir com ele, passado um bom bocado de lá estar e já esquecido do jogo, entrou lá um Benfiquista a dizer que a final iria ser Benfica-Sporting.

M. Paim disse...

Portanto, só para arrumar:
Em cima da esquerda para a direita:
Venâncio, Meade, Duílio, Virgílio, Oceano e Damas.
Em baixo pela mesma ordem:
João Luís, Manuel Fernandes, Houtman, Mário e Silvinho.
Acho que acertei todos agora lol