terça-feira, 21 de julho de 2009

De partida para Magdeburgo (Abril de 1974)

Há algum tempo atrás, já aqui fizemos referência à época de 1973/74, a qual foi, para a família sportinguista, uma época verdadeiramente inesquecível (conquista da "dobradinha": campeonato e taça), tendo apenas faltado, de facto, a chegada à final da Taça das Taças, que esteve, aliás, muito perto de acontecer.
Com efeito, o Sporting realizou uma excelente campanha na edição de 73/74 da Taça das Taças, eliminando, sucessivamente, o Cardiff City (Escócia), o Sunderland (Inglaterra) e o F.C. Zurique (Suíça), sendo apenas derrotado, nas meias finais da competição, pela forte equipa alemã do Magdeburgo (ex-RDA), a qual acabaria, inclusivamente, por vencer a competição, ao derrotar na final a equipa italiana do A.C. Milan.
Na verdade, a equipa leonina esteve muito perto de atingir a final daquela competição, tendo empatado 1-1, na 1ª mão, em Alvalade, sendo derrotada, 15 dias depois, por 2-1, na 2ª mão, em Magdeburgo. De facto, nesse jogo, curiosamente disputado na véspera do 25 de Abril, o médio sportinguista Tomé esteve à beira de marcar o golo que daria o empate 2-2 e a correspondente eliminação da equipa alemã (pela diferença dos golos marcados fora). Infelizmente, esse golo não surgiu, e o Sporting acabaria, algo inglóriamente, por ser eliminado, tão perto que esteve da final!
Na foto que apresentamos em cima, podemos observar 6 jogadores leoninos (Dinis, Tomé, Chico Faria, José Carlos, Vagner e Damas), no Aeroporto da Portela, em Lisboa, de partida para a Alemanha, na véspera do jogo da 2ª mão da meia-final da Taça das Taças, frente ao Magdeburgo.

2 comentários:

Tite disse...

De vez em quando apetece-me vir cá dizer que te aprecio pelas grandes recordações que me fazes viver só de rever estas fotos históricas.

Obrigada, hoje e sempre!

Davidinho disse...

Grande e saudosa foto.

Se jogassemos com a equipa completa tinhamos mais um Taça das Taças no museu , não tenho dúvidas nenhumas.