quinta-feira, 23 de julho de 2009

A histórica viagem à China (Junho de 1978)

Em finais de Junho de 1978, logo após o encerramento da época futebolística de 1977/78, com a conquista, pelo Sporting, da Taça de Portugal, o clube de Alvalade, então sob a presidência de João Rocha, efectuou uma digressão histórica à China.
Com efeito, o Sporting foi a primeira equipa portuguesa de futebol a jogar na China, tendo disputado um jogo na capital Pequim, frente à selecção chinesa. A título de curiosidade, refira-se que os "leões" venceram a selecção da "casa" por 2-0, tendo os golos sido apontados pelos 2 brasileiros Ailton e Meneses.
Esta digressão serviu, essencialmente, para estreitar e reforçar as relações de amizade entre Portugal e a China, tendo o Sporting, nesse aspecto, sido o clube pioneiro em Portugal, desempenhando um papel importante no desenvolvimento de relações desportivas e culturais entre os 2 países.
Esta digressão só foi possível, graças, sobretudo, à visão estratégica e ao espírito empreendedor de um dos grandes presidentes da História do Sporting, João Rocha, o qual presidiu aos destinos do clube de Alvalade durante 13 anos, mais concretamente entre 1973 e 1986.
A foto que apresentamos em cima diz respeito, precisamente, a esse encontro e consequente convívio entre as delegações portuguesa e chinesa, ocorrido no Estádio Olímpico de Pequim. Nesta foto podemos reconhecer alguns jogadores do Sporting, casos de Ailton, Inácio, Mota, Laranjeira (capitão), Manoel, Jordão, Manuel Fernandes, o recém-contratado treinador jugoslavo Pavic (substituto do professor Rodrigues Dias), o presidente João Rocha e outros dirigentes do Sporting que integravam a comitiva leonina.
Esta foi, de facto, uma viagem inesquecível do Sporting a um país longínquo da Ásia que ficou célebre na História do clube de Alvalade e que foi recentemente recordada, pela família sportinguista, com imensa saudade e nostalgia, por altura dos 30 anos desta histórica digressão.

3 comentários:

Eduardo disse...

Sinhores,

Não estava o Isaías, que nessas alturas passou pelo Sporting, incluido nessa comitiva?
/

sloct disse...

Os jogadores do Sporting são:

em cima: Jordão, Manuel Fernandes e Cerdeira,

no meio: Vitor Gomes;

em baixo: Isaías, Ailton, Inácio, Motinha, Laranjeira e Manoel.

Tem toda a razão, Sinhor Eduardo.

Ficalho-Maciel disse...

Falta aqui registar uma nota muito importante: Esta visita foi a convite do Governo de Mao Tsé Tung, que pela brilhante prova nos jogos olimpicos por Carlos Lopes (10000m) e Armando Marques (Fosso Olímpico), tornou-se o Sporting Clube de Portugal a PRIMEIRA INSTITUIÇÃO NÃO MILITAR E NÃO POLÍTICA a ser convidada por aquele país completamente fechado ao mundo naquela altura!!! Por causa do grande ecletismo do SCP!!!