domingo, 26 de julho de 2009

Marinho

Mário da Silva Mateus (conhecido, no meio futebolístico, por Marinho), nascido a 3 de Setembro de 1943, em Lisboa, foi um dos grandes avançados portugueses da década de 70, tendo feito história no futebol do Sporting.
Marinho começou a jogar futebol nas camadas jovens do Atlético, tendo-se aí destacado desde cedo, evoluindo de tal forma, até se tornar numa das principais figuras do clube de Alcântara, tendo sido, inclusivamente, um dos grandes responsáveis pela subida do clube da Tapadinha à 1ª Divisão Nacional, na época de 1965/66.
No final daquela época, Marinho, então com 23 anos, começou a ser sondado por várias equipas do escalão principal, entre as quais o Sporting. Marinho acabaria por optar, por razões sentimentais, pelo clube de Alvalade, uma vez que tinha sido este que tratara o jovem avançado alcantarense quando este partiu uma perna ao serviço do Atlético.
Foi assim que, no início da época de 1967/68, Marinho ingressou no Sporting, vindo a tornar-se num jogador de eleição ao serviço dos "leões" e tornando-se numa das principais referências do ataque leonino.
Marinho iria permanecer em Alvalade durante 10 épocas, até à temporada de 1976/77. Ao serviço do Sporting, Marinho conquistou 2 Campeonatos Nacionais, em 1969/70 e 1973/74, e venceu 3 Taças de Portugal, em 1970/71, 1972/73 e 1973/74, tendo sido, ainda, finalista vencido em duas outras ocasiões (1969/70 e 1971/72), ambas frente ao Benfica.
Nas 5 finais consecutivas da Taça de Portugal em que esteve presente (entre 1969/70 e 1973/74), Marinho assumuiu um papel preponderante, sobretudo, na última das 5 finais, na qual o Sporting bateu o Benfica, por 2-1. Na verdade, Marinho foi o autor, já no prolongamento, do golo decisivo que ditou a vitória do clube de Alvalade diante do seu eterno rival. Ainda nesse jogo, minutos antes de expirar o tempo regulamentar, quando o Sporting perdia por 1-0, foi através de um passe seu que Chico Faria empatou o encontro, obrigando ao prolongamento, no qual os "leões" iriam carimbar a vitória.
Marinho formou, juntamente com Yazalde e Dinis (e também Chico Faria), um dos melhores trios atacantes da História do Sporting. Marinho era um extremo direito veloz, que se destacava pela rapidez e pela facilidade com que colocava a bola onde mais desejava, através de centros milimétricos para a área adversária, onde surgia, invariavelmente, Yazalde a finalizar para golo. Para além dos muitos golos que dava a marcar, Marinho também finalizava sempre que podia, tendo apontado um total de 64 golos em 237 jogos efectuados com a camisola dos "leões".
Em representação da Selecção Nacional, Marinho foi 5 vezes internacional A. No final da época de 1976/77, após uma década de "leão ao peito", Marinho, então com 34 anos, abandona o Sporting, ingressando no Marítimo, onde fica apenas uma temporada.
No final dessa época (1977/78), Marinho transfere-se para o Estoril-Praia, onde permanecerá durante duas temporadas, até ao final da época de 1979/80, despedindo-se, então, do futebol, como jogador, prestes a completar 37 anos.
Chegava, assim, ao fim uma carreira no futebol sénior marcada por uma grande longevidade, na qual, durante quase duas décadas, Marinho representou 4 clubes (Atlético, Sporting, Marítimo e Estoril-Praia). Em todos eles , deixou a sua marca de classe e qualidade futebolísticas, mas foi no Atlético e, sobretudo, no Sporting que Marinho viria a afirmar-se como um dos maiores avançados da História dos 2 clubes lisboetas.

2 comentários:

leaodaparede disse...

Para além de um extraordinário jogador, e sportinguista de coração, Marinho é acima de tudo um ser humano fantástico.

Rafael Marcelino disse...

Obrigado Marinho por tão bem teres servido o meu SPORTING.
Lembro-me de num jogo estúpidamente depois de uma queda sózinho ter partido um braço contra o Sunderland em Alvalade. Jogo ganho e a eliminatória por 2-0. Golos de Xico e Yazalde.
Faltam homens como este na estrutura do SPORTING.Cada vez que vejo um certo tipo de gravata ao pescoço...e este e outros mais ignorados.Doi-me muito.Revolta-me.
Obrigado Marinho.