terça-feira, 14 de julho de 2009

Sporting 1978/79

Para além das centenas de caricaturas que fez, durante quase 3 décadas, para o jornal A Bola, Francisco Zambujal também colaborou em várias cadernetas de cromos, tendo deixado a marca do seu imenso talento gravada em algumas colecções de grande beleza visual e artística.
Com efeito, as caricaturas representadas nesses cromos retratavam com grande fidelidade e rigor o respectivo jogador, não deixando a mais pequena dúvida em relação ao jogador que estava a ser caricaturado.
A comprovar e a ilustrar o que atrás foi referido, apresentamos, em cima, uma caricatura (retirada da capa da caderneta "Colecção de Cromos d'A Bola", editada pela editora "Clube do Cromo") que retrata os 11 jogadores constituintes de uma das equipas-tipo do Sporting da época de 1978/79.
Nela podemos facilmente identificar os seguintes jogadores: o guarda-redes Botelho, os defesas Artur, Laranjeira, Meneses e Inácio, os médios Ailton e Baltasar e os avançados Manuel Fernandes, Manoel, Keita e Jordão.
Digam lá se este poster não é uma autêntica maravilha! Francisco Zambujal caricaturou, usando um modelo deste género, as restantes 15 equipas que participaram no Campeonato Nacional da 1ª divisão - 1978/79: Benfica, F.C. Porto, Sporting de Braga, Vitória Sport Clube (Guimarães), Varzim, Belenenses, Estoril, Boavista, Vitória Futebol Clube (Setúbal), Beira-Mar, Marítimo, Famalicão, Barreirense, Académico de Coimbra e Académico de Viseu.
O F.C. Porto sagrou-se Campeão Nacional, tendo o Sporting, treinado pelo jugoslavo Pavic, ficado em 3º lugar a 8 pontos do campeão.

10 comentários:

NUNO RAMOS disse...

Que imagem mais espectacular! O Francisco Zambujal é um verdadeiro artista.

RFM disse...

Este quadro está espectacular.É um hino ao artista.

Anónimo disse...

Mesmo sendo benfiquista gosto de ver este blog pois tem coisas dignas de se ver como esta fabulosa imagem de caricaturas do famoso Francisco Zambujal.
Amílcar Maria

sloct disse...

Esta colecção é das mais engraçadas que tenho, todas as equipas são verdadeiras obras de arte.

Rui Martins disse...

O Francisco Zambujal era realmente fabuloso! Isto está para além de uma simples caderneta de caricaturas de futebol.É uma verdadeira obra de arte.
Alguém me sabe dizer se existe algum livro publicado com as melhores obras do Francisco Zambujal?

Miguel Salazar disse...

Realmente fantásticas, as caricaturas de Zambujal...
Quanto a álbuns publicados, julgo que, infelizmente, Francisco Zambujal nunca publicou nenhum.
De qualquer modo, caro Rui, se souber de algum que tenha sido publicado, diga-me por favor porque eu também gostaria de o ter...

Rui Martins disse...

Combinado,Miguel Salazar! Vou estar atento.Abraço.

Eduardo disse...

Sinhores,

Quem são os dois que não consigo identificar?

Inácio, ?, Laranjeira e Manoel;
Ailton, Botelho e ?;
Keita, Baltazar, Jordão e Artur Correia.
/

Rui Martins disse...

Eduardo: O primeiro que não consegues identificar que está ao lado do Inácio é o grande capitão Manuel fernandes. O outro ao lado do Botelho é o brasileiro Menezes.
Abraço!

Eduardo disse...

Obrigado,

Deixei de fora o Manuel Fernandes, primeiro porque parece muito novinho nessa foto, segundo porque já lá estavam Keita, Manoel e Jordão.