segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sporting - 2 / F.C. Porto - 1 (1977/78)

Na época de 1977/78, o Sporting, sob o comando técnico de Rodrigues Dias, conquistou a Taça de Portugal, derrotando o F.C. Porto, após 3 horas e meia (!) de futebol. Com efeito, teve de recorrer-se a uma finalíssima para se encontrar o vencedor do troféu, pois no 1º jogo da final, Sporting e F.C. Porto empataram 1-1, após prolongamento.
Assim, no jogo decisivo, disputado num sábado, a 24 de Junho de 1978, no Estádio Nacional, o Sporting bateu o F.C. Porto, por 2-1 (0-0 ao intervalo), tendo os 2 golos do Sporting sido apontados por Vítor Gomes e Manuel Fernandes, respectivamente, aos 8 e 18 minutos da 2ª parte.
O Sporting alinhou, no sistema táctico de 4x3x3, da seguinte forma: Botelho; Artur, Laranjeira (cap.). Meneses e Inácio; Ademar, Vítor Gomes e Aílton; Manuel Fernandes, Manoel e Keita.
Este "onze" era maioritariamente constituído por jogadores portugueses, contando, apenas, com 4 jogadores estrangeiros (3 brasileiros: Meneses, Aílton e Manoel; 1 africano: Keita) de boa qualidade, destacando-se acima de todos, a classe do maliano Salif Keita, de facto, um dos melhores futebolistas estrangeiros de sempre do Sporting, que chegou, aliás, a ser considerado o melhor jogador africano, conquistando a respectiva "Bola de Ouro" de África.
Na foto de cima, retirada da capa da edição de 26 de Junho (2ª feira) do jornal A Bola, pode-se observar a festa leonina após o final do encontro, com Inácio, Artur e Manuel Fernandes a erguerem e a passearem, pelo relvado do Jamor, a Taça de Portugal, acompanhados por Vítor Gomes e Cerdeira (mais atrás), vendo-se, ainda, ao fundo, o treinador vencedor, o professor Rodrigues Dias.

3 comentários:

Anónimo disse...

FOI UMA GRANDE VITÓRIA E UMA GRANDE ALEGRIA ESTA VITÓRIA NA TAÇA D E1978, EU FUI VER ESTE JOGO TINHA NA ALTURA 9 ANOS. JÁ AGORA ALGUÉM TEM ESTA EQUIPA DO SPORITNG EM CARICATURA QUE SAIU DEPOIS NO JORNAL A BOLA SE ALGUÉM TIVER PUBLIQUEM, OBRIGADO.JÁ AGORA ISTO FOI A FINALISSIMA.

Rui Martins disse...

Essa equipa do Sporting em caricatura decorou a parede do meu quarto durante muitos anos. Infelizmente não a conservei devidamente e...Já era... :(

sloct disse...

Também vi este jogo, em que os tripeiros ainda hoje reclamam dum fora-de-jogo do Vitor Gomes no 1º golo. E realmente foi muito duvidoso.