quinta-feira, 2 de julho de 2009

Travassos - "O Zé da Europa"

Travassos foi um dos maiores futebolistas portugueses de todos os tempos e um dos grandes jogadores da História do Sporting, tendo feito parte da célebre linha avançada leonina (Jesus Correia, Travassos, Peyroteo, Vasques e Albano) que, no final dos anos 40, ficou conhecida pelos "cinco violinos" e que marcou uma época no futebol português e, em particular, na História do Sporting.
Embora ainda não existissem as competições europeias de clubes (que só arrancaram na época de 1955/56, com a 1ª edição da Taça dos Campeões Europeus), mesmo assim, no início da década de 50, já os especialistas de futebol internacional haviam reparado nas qualidades futebolísticas de Travassos e, por isso, não espantou o convite que lhe foi endereçado para representar a Selecção da Europa.
Com efeito, José Travassos, então com 29 anos, foi o primeiro jogador português a merecer a honra de integrar uma Selecção da Europa, facto este que o apelidou, para sempre, de "O Zé da Europa", e que constituiu um motivo de orgulho e de prestígio para o jogador, para o clube, para todos os sportinguistas e para o próprio país.
A 13 de Agosto de 1955, em Belfast (capital da Irlanda do Norte), a Selecção da Europa venceu a Inglaterra por 4-1, e Travassos cotou-se como um dos melhores jogadores em campo, tendo sido considerado o "motor" da sua equipa.
Na foto de cima, pode-se observar um momento de felicidade passado na intimidade do seu lar, no qual Travassos mostra ao seu filho Tozé, a camisola da Selecção da Europa que envergou naquele célebre dia de Agosto de 1955, e que passou a constituir um dos maiores troféus da sua gloriosa carreira (8 títulos de campeão nacional em 12 anos de carreira e 35 internacionalizações A).

3 comentários:

Rafael Marcelino disse...

Tive o prazer de o conhecer pessoalmente em Montreal-CANADA aquando do 10° aniversário da Filial n° 146 do SPORTING Clube de Montreal na companhia do nosso Ex- Presidente Sousa Cintra.
Excelente criatura.Fizemos com eles uma Festa muita Bonita.

Anónimo disse...

Amigos - Travassos escreve-se com «ss» tenho fotocópia do BI em meu poder dado pelo filho que vive no ALgarve. Emendem logo que possível!!! JCFRancisco

ALEXANDRE disse...

Caro amigo José do Carmo Francisco.
Agradeço a sua chamada de atenção a respeito da escrita correcta do nome. Já efectuei a respectiva correcção. Um abraço e saudações leoninas!