sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Pedro Gomes


Embora fosse capaz de jogar dos dois lados, Pedro Gomes foi quase sempre defesa direito, e apesar de não ser muito alto, era um jogador fisicamente forte, bom na marcação e muito disciplinado tacticamente.

Apaixonou-se pelo futebol e pelo Sporting no tempo dos Cinco Violinos, e entrou no Clube com apenas 15 anos, chegando a internacional júnior, tendo feito parte da Selecção Nacional desse escalão, que ficou em 3º lugar no Europeu de 1960.

Estreou-se na equipa principal do Sporting onde fez toda a sua carreira de futebolista, no dia 13 de Dezembro de 1961, num jogo a contar para a Taça de Portugal, que o Sporting ganhou por 5-1 ao Cova da Piedade.

Daí até 1973 foram doze temporadas seguidas de Leão ao peito, que o tornaram no 8º jogador com mais jogos realizados pelo Sporting, com um total de 516 partidas, entre oficiais, particulares e da formação.

Nesse período foi duas vezes Campeão Nacional, ganhou três Taças de Portugal e fez parte da equipa que venceu a Taça dos Vencedores das Taças em 1964.

Pela Selecção Nacional fez 9 jogos, tendo-se estreado a 31 de Maio de 1964 num jogo particular contra a Argentina, disputado no Rio de Janeiro.

Terminada a sua carreira de futebolista iniciou um longo percurso como treinador, começando logo por orientar equipas da 1ª Divisão ou com ambições de subir ao escalão principal do futebol português, contabilizando dois títulos de Campeão Nacional da 2ª Divisão, o primeiro dos quais ao serviço do Marítimo que levou pela primeira vez à elite do nosso futebol, e o segundo com o U.Leiria.

Em 1984, regressou ao Sporting como adjunto do galês John Toshack, de quem herdou o comando da equipa principal em Maio de 1985, assumindo a batuta nas duas últimas jornadas do campeonato dessa temporada, em que se destacou Oceano, outro jogador que ficaria na história do Sporting, e que foi descoberto por Pedro Gomes no Nacional da Madeira.

Curiosamente daí para a frente nunca mais voltou a trabalhar na 1ª Divisão, entrando então na fase descendente da sua carreira de treinador, maioritariamente cumprida em clubes da 2ª Divisão B, com algumas paragens pelo meio, que aproveitou para desempenhar o papel de comentador na rádio e na televisão.
Texto retirado do blogue: http://www.forumscp.com

5 comentários:

chino disse...

Ficou na História do Marítimo como o treinador da subida em 1977.Excelente como preparador físico.Nos tempos do Marítimo em que já tinha mais de 40 anos de idade,dava o exemplo e ia á frente do pelotão nas corridas á volta do campo.E via-se algum jogador ficar para trás porque não aguentava a "pedalada".Bons tempos.

sloct disse...

E já com 40 e alguns anos, voltou a calçar as chuteiras, fazendo de treinador-jogador no Nacional da Madeira, clube que nessa época tinha um jogador de nome Oceano Cruz.

Por acaso tenho esta revista.

NUNO RAMOS disse...

Veio buscar o Oceano ao Odivelas e depois levou-o para a Madeira. Ainda vi o Oceano com a camisola do Odivelas.

sloct disse...

Também eu, e também o vi pelo Nacional, mas o Pedro Gomes ainda não era jogador, era só treinador.

chino disse...

Por acaso tenho esta revista e a outra do mesmo jogador(nº6 da 2ªsérie)