quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Sporting campeão 1965-66

No ano da realização do Campeonato do Mundo de Futebol, em Inglaterra, que tão boas recordações traz ao futebol português, o Sporting sagrou-se campeão nacional, pondo fim a um "jejum" que já durava há 3 anos.
Nessa época de 1965/66, o campeonato foi altamente disputado e bastante equilibrado, tendo o Sporting, treinado pelo brasileiro Otto Glória, lutado "palmo a palmo" com o Benfica até ao final do campeonato, sagrando-se campeão nacional precisamente na última jornada, com apenas mais um ponto que a equipa encarnada.
Fruto da excelente época realizada, foi, pois, com toda a naturalidade, que o Sporting forneceu 8 jogadores à Selecção Nacional que viria a conquistar, de forma brilhante, o 3º lugar no "Mundial" de Inglaterra de 1966.
Na equipa representada na foto acima, estão presentes precisamente os 8 "leões" eleitos pelo seleccionador nacional, Manuel da Luz Afonso, aconselhado pelo, então treinador dos "leões", Otto Glória, que orientou também Portugal na fantástica "epopeia dos magriços" em "terras de sua Magestade".
Em cima (da esquerda para a direita): José Carlos, Morais, Hilário, Alexandre Baptista, Pedro Gomes e Carvalho.
Em baixo (mesma ordem): Carlitos, Lourenço, Figueiredo, Peres e Oliveira Duarte.
Dos 8 jogadores assinalados a negrito, refira-se que os 3 avançados Lourenço, Figueiredo e Peres, algo estranhamente, não chegaram a realizar qualquer jogo, em Inglaterra, o que não se compreende muito bem, atendendo ao facto de terem realizado uma excelente época no Sporting e se encontrarem em boa forma física.
Para além disso, também não se compreende que Manuel da Luz Afonso e/ou Otto Glória não tenham poupado e feito descansar, pelo menos em algum jogo, alguns dos elementos do quinteto do Benfica (Coluna, Eusébio, José Augusto, Simões e Torres) ou Jaime Graça (Vitória Setúbal), os quais foram sobrecarregados com jogos e até jogaram inferiorizados fisicamente, como, por exemplo, Torres.
Quanto aos restantes 5 jogadores leoninos convocados, à excepção do guarda-redes Carvalho (com um jogo efectuado), todos os outros 4 defesas realizaram dois ou mais jogos em Inglaterra; aliás, a defesa de Portugal foi constituída maioritariamente por defesas do Sporting.
Mas a grande ausência da Selecção Nacional, no "Mundial" de Inglaterra, foi a do médio e capitão leonino, Fernando Mendes, que se lesionou com grande gravidade num jogo de apuramento, realizado um ano antes, em Praga, contra a Checoslováquia, de tal forma que foi obrigado, inclusivamente, a pôr, prematuramente, um ponto final numa carreira que estava a ser brilhante.

2 comentários:

IL-DUCE disse...

Carissimo Ramos,
Parece-me haver aqui uma imprecissao quanto ao fim de carreira do nosso grande capitao F. Mendes pois a referida lesao que lhe viria a por fim a' sua carreira, realmente ocorreu num jogo na antiga Checoslovaquia mas no ultimo e decisivo jogo de apuramento para o Euro'68.
FM foi lesionado intencionalmente ao min. 3 e Portugal jogou 87 mins com 10, vindo a perder a 1-0 e a nao qualificar-se. Apos este jogo, a FIFA passou a autorizar as substituicoes em jogos internacionais oficiais.

A titulo de curiosidade, recordo que nao foi a primeira vez que o futebol portugues teria influencia em alteracoes de regras basicas e elementares pois quando os lamps foram campeoes europeus frente ao BARCELONA e venceram pela margem minima, o BARZA enviou 5 bolas ao barrote e apos uma exposicao da Direccao Cule', foi decisao a alteracao dos postes quadrados (a' semelhanca do que se ve no Andebol) para os postes redondos.

ALEXANDRE disse...

Desculpe a insistência, e com o devido respeito, aquilo que afirma a respeito do Fernando Mendes não é verdade. Confirmo tudo aquilo que escrevi na postagem. O Fernando Mendes lesionou-se no Checoslováquia-Portugal de qualificação para o Campeonato do Mundo de Inglaterra (1966), em jogo no qual Portugal venceu por 1-0, com golo de Eusébio. Aliás, se duvida daquilo que estou a afirmar, posso indicar-lhe bibliografia variada onde poderá constatar o que lhe estou a dizer.
Cumprimentos e até uma próxima oportunidade. Alexandre Ribeiro.