domingo, 27 de setembro de 2009

As piores épocas do Sporting no Campeonato Nacional: quatro vezes 5º classificado

Nem só de vitórias, conquistas e alegrias é feita a história de um clube e, nesse aspecto, o Sporting não foge naturalmente à regra. Como qualquer clube do mundo, também o Sporting tem passado, ao longo de mais de um século de vida, por momentos menos bons, convivendo com derrotas, frustrações e tristezas que, no entanto, não apagam a grandeza e a gloriosa história do clube leonino.
O Armazém Leonino orgulha-se de ser um espaço privilegiado de divulgação das grandes figuras e dos feitos gloriosos do Sporting ao longo dos tempos, procurando preservar a memória e a história riquíssima deste grande clube. No entanto, como não somos fanáticos nem fundamentalistas, também não nos esquecemos de dar a conhecer os aspectos menos bons e os factos menos felizes da história dos "leões".
Vem esta breve introdução a propósito de mais uma pequena pesquisa que o Armazém Leonino resolveu levar a cabo, a qual se prende com a compilação das piores épocas registadas pelo Sporting no Campeonato Nacional de Futebol da 1ª Divisão.
Assim, apenas em 4 ocasiões o Sporting terminou um Campeonato Nacional abaixo do 4º lugar. Tal verificou-se nas épocas de 1964/65, 1968/69, 1972/73 e 1975/76, nas quais os "leões" ficaram em 5º lugar. Curiosamente, nas épocas seguintes às 3 primeiras atrás referidas, o Sporting sagrou-se Campeão Nacional.
Daquelas 4 épocas, a pior de todas, em matéria de distância relativamente ao campeão, foi a de 1972/73, em que o Sporting ficou a 21 (!) pontos do 1º classificado (Benfica), embora tenha acabado por conquistar a Taça de Portugal, derrotando, na final, o Vitória Futebol Clube (Setúbal), por 3-2.
Também a época de 1975/76 ficou marcada negativamente pelo facto de, pela 1ª e única vez até hoje, o Sporting ter ficado afastado das competições europeias de clubes.

No que diz respeito ainda às piores épocas realizadas no campeonato, refira-se, por exemplo, que o Benfica já obteve um 6º lugar e o F.C. Porto ficou 3 vezes em 5º lugar, uma vez em 6º, uma vez em 7º e uma vez em 9º.
Terminamos como começámos: Nem só de vitórias, conquistas e alegrias é feita a história de um clube. Porque dos fracassos e desilusões também reza a história!

4 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉN MAIS DUAS EXCLENTES IMAGENS DE COLECÇÕES DE CROMOS DO NOSSO GRANDE SPORTING. DEIXO AQUI UMA SUGESTÃO PARA PODEREM INDIVIDUALIZAR OS CROMOS COMO TEM FEITO COM OUTRAS COLECÇÕES.

João Caetano disse...

Ou que permita que nós vejamos em tamanho maior, assim está muito pequeno

o lado do futebol disse...

http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/

gostava que os nossos blog´s tivesse o link um do outro.

responda-me sff no meu blog

abraço

ps: não se esqueça de votar nas nossas sondagens

Anónimo disse...

A pior epoca do fcporto que lhe valeu um 9. posto, quando so haviam 12 equipas em prova e em que desciam os 3 ultimos. Nessa epoca, o Atletico desceu por ter ficado em 10. lugar com os mesmissimos pontos que os tripeiros. Imaginem se tivesse sido a equipa alfacinha a ficar na 1a. Divisao e os tripeiros a serem mandados para o anonimato das divisoes secundarias ate aos dias de hoje. Ter-se-ia evitado muita corrupcao e quica o futebol Portugues nao estaria nesta rua da amargura