quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A conquista do Troféu Teresa Herrera pelo Sporting em 1961

O Sporting foi o primeiro clube português a conquistar o prestigiado e consagrado Troféu Teresa Herrera, cujo torneio de Verão se realiza na cidade espanhola da Corunha, desde 1946.
Com efeito, a 29 de Junho de 1961, em plena época de defeso, o Sporting, então treinado pelo brasileiro Otto Glória, venceu, por 3-2, o Stade de Reims, uma das melhores equipas francesas daquele tempo, recheada de internacionais, a qual, nomeadamente, havia sido finalista vencida da Taça dos Campeões Europeus, em 1956 e 1959, diante do Real Madrid.
Assim, a conquista da 16ª edição daquela prestigiada competição, de facto, um dos mais importantes torneios de Verão da Europa, foi, à época, considerado um triunfo histórico do Sporting e do futebol português.
A este propósito, o inesquecível e saudoso chefe de redacção do jornal "A Bola", Vítor Santos, enviado-especial à Corunha, escreveu o seguinte título na 1ª página de "A Bola": "Sporting jogou e lutou, mas a taça merecia tudo.". Numa das páginas interiores do jornal, Vítor Santos voltou a escrever o seguinte título: "Em vez de champanhe, a taça foi regada com suor".
Na verdade, ao intervalo, o Sporting vencia o Stade de Reims por 3-0, mas, na 2ª parte, assistiu-se à forte reacção da equipa francesa que marcou 2 golos de rajada, tendo o Sporting que lutar e sofrer até final para conservar a magra vantagem e conquistar, assim, o tão prestigiado Troféu Teresa Herrera.
Para a história, aqui fica a constituição da equipa do Sporting que derrotou, no Verão de 1961, a forte equipa francesa do Stade de Reims:
Carvalho; Mário Lino, Ferreira Pinto, Morato, Lúcio e Hilário; Hugo, Fernando, Diego e Faustino; Seminário. Na 2ª parte, aos 68 m, Fernando Mendes entrou para o lugar de Morato e, aos 84 m, Geo entrou para o lugar de Faustino.
Os golos dos "leões" foram marcados, todos na 1ª parte, por Lúcio (7 m), Hugo (10 m) e Seminário (38 m).
Na foto que apresentamos em cima, podemos observar a festa e a consagração dos jogadores e restante comitiva leonina, exibindo orgulhosamente o bonito e imponente Troféu Teresa Herrera.
Depois do Sporting, mais 3 clubes portugueses (Vitória Futebol Clube, Benfica e F.C. Porto) inscreveram o seu nome no quadro de honra de vencedores deste importante troféu.

1 comentário:

NUNO RAMOS disse...

Imponente troféu no nosso museu! É lindo.