quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Lúcio, David Júlio e Liedson - 3 "leões" naturalizados

Tendo recentemente adquirido a nacionalidade portuguesa, Liedson foi agora chamado a representar a Selecção Nacional de Portugal, nos últimos jogos da campanha de apuramento para o Campeonato do Mundo da África do Sul de 2010. Com a chamada de Liedson à Selecção, passam a ser 6 os jogadores estrangeiros que envergaram, até hoje, a camisola das "quinas". São eles: o sul-africano David Júlio e os brasileiros Lúcio, Celso, Deco, Pepe e Liedson.
Destes 6 jogadores, 3 foram chamados a representar Portugal quando envergavam a camisola dos "leões": o já referido Liedson, Lúcio e David Júlio.
Lúcio, defesa central, foi 5 vezes internacional A por Portugal, tendo conquistado, ao serviço do Sporting, 1 campeonato nacional (época de 1961/62), uma Taça de Portugal (época de 1962/63) e a Taça das Taças (época de 1963/64).
David Júlio, médio, foi 4 vezes internacional A, tendo conquistado, com a camisola do Sporting, 4 títulos, os mesmos 3 de Lúcio e, ainda, o campeonato nacional da época de 1957/58.

Curiosamente, ambos se estrearam, pela Selecção Nacional, no mesmo dia, num jogo particular realizado a 27 de Abril de 1960, frente à Alemanha, no qual Portugal foi derrotado por 2-1.
Deseja-se agora que a estreia de Liedson seja mais feliz que a dos seus 2 antecessores leoninos, e que Portugal consiga vencer os 2 encontros decisivos que tem pela frente (Dinamarca e Hungria), se possível com golos do "levezinho".

2 comentários:

Anónimo disse...

Lucio foi um defesa-central que embora não fosse muito alto, tinha um grande poder de salto.Os seus livres de 30 metros e por vezes mais eram FABULOSOS.Nessa altura só havia o Caiçara (defesa-direito)do Guimarães que rivalizava com ele na violencia do pontapé e nos golos que marcava dessa maneira.

Anónimo disse...

O David Julio (antes de se ter naturalizado chamava-se David Julius e era natural da Africa do Sul) veio do Sporting de Lourenço Marques (filial do Sporting). Era um jogador de boa técnica, com pernas longas e muito abnegado.