segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O campeonato do "pirolito" - O Sporting é campeão pela diferença de 1 golo! (1947-48)

O Campeonato Nacional da época de 1947/48 foi um dos mais emotivos e equilibrados de sempre, uma vez que o campeão só foi encontrado, na última jornada, pela diferença de um golo, pois os 2 eternos rivais de Lisboa, Sporting e Benfica, terminaram o campeonato em igualdade pontual (41 pontos).
Com efeito, tendo em vista o apuramento do campeão nacional, teve de recorrer-se ao desempate através do confronto directo entre os 2 rivais, sendo que, na 1ª volta, no Estádio do Lumiar, o Benfica derrotou o Sporting por 3-1 e na 2ª volta, no Campo Grande, o Sporting desforrou-se, vencendo o Benfica, por 4-1, com os 4 golos dos "leões" a ter um único autor, Peyroteo!
Este "poker" alcançado pelo fantástico goleador leonino ficou, pois, com toda a naturalidade, na História do Sporting e do próprio Campeonato Nacional (apelidado de o campeonato do "pirolito"). Na verdade, por apenas um golo de diferença, golo este associado a um "pirolito", o Sporting, sob o comando técnico do mestre Cândido de Oliveira, era bicampeão nacional pela primeira vez na sua história!
Para a história, aqui fica a constituição da equipa do Sporting que, no dia 25 de Abril de 1948, a 4 jornadas do final do campeonato, venceu o Benfica por 4-1, no Campo Grande:
Azevedo; Álvaro Cardoso e Juvenal; Canário, Moreira e Veríssimo; Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Albano e Travassos.
Na equipa apresentada na foto em cima (equipa-base da época de 1947/48) , podemos observar duas diferenças relativamente à formação que alinhou naquele histórico "derby": Manuel Marques e Octávio Barrosa, em vez de Moreira e Álvaro Cardoso. Assim temos:
Em cima (da esquerda para a direita): Juvenal, Manuel Marques, Octávio Barrosa, Canário, Veríssimo e Azevedo.
Em baixo (mesma ordem): Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano.

Sem comentários: