terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sporting 1990-91

A época de 1990/91 será sempre recordada, pela família sportinguista, como a época do ressurgimento do Sporting na alta roda europeia, com a chegada do clube de Alvalade às meias-finais da Taça UEFA daquela época.
Com efeito, à excepção da conquista da Taça das Taças, em 1964, a última vez que o Sporting havia chegado tão longe numa competição europeia, tinha sido na época de 1973/74, ao atingir também as meias-finais da Taça das Taças (eliminação diante do Magdeburgo, da antiga RDA: empate 1-1, em Alvalade e derrota 2-1, na Alemanha).
Na temporada de 1990/91, o Sporting chegou, então, às meias-finais da Taça UEFA, depois de deixar pelo caminho as equipas do Malines (Bélgica), Timisoara (Roménia), Vitesse (Holanda) e Bolonha (Itália). Nas meias-finais, os "leões" encontraram a poderosa equipa do Inter de Milão, recheada de "estrelas", como, por exemplo, os internacionais alemães (campeões do mundo em 1990), Brehme, Matthaus e Klinsmann e os internacionais italianos (3º lugar no "Mundial" de 1990), Zenga (g.r.), Bergomi, Ferri, Berti e Altobelli. Depois de um empate a zero em Alvalade, o Sporting seria derrotado em Milão, por 2-0, sendo, assim, eliminado da competição pela forte equipa italiana que, aliás, viria a conquistar o troféu, vencendo a Roma na final.
À excepção dos ausentes Balakov e Filipe, a equipa presente na foto em cima corresponde ao "onze-tipo" que o Sporting utilizou ao longo da época, sendo que, com o decorrer da temporada, o avançado brasileiro Careca e Litos deixaram de marcar presença assídua no "onze" titular dos "leões", nomeadamente daquele que disputou os 2 jogos das meias-finais frente ao Inter de Milão, se bem que Careca tenha sido suplente utilizado no jogo da 1ª mão, em Alvalade e Litos tenha sido suplente utilizado no jogo da 2ª mão, em Milão.
Em cima (da esquerda para a direita): Venâncio (cap.), Leal, Luisinho, Douglas e Ivkovic (g.r.).
Em baixo (mesma ordem): Oceano, Carlos Xavier, Gomes, Careca, Cadete e Litos.
No que diz respeito às competições nacionais, o Sporting já não foi tão feliz, pois foi eliminado, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, pelo Boavista (derrota por 2-0 no Bessa), e no Campeonato Nacional ficou classificado em 3º lugar, atrás do F.C. Porto e do Benfica, campeão nacional.
Fica, porém, a consolação de, no início da época, a 9 de Setembro de 1990, o Sporting ter conquistado a Taça de Honra, vencendo o Benfica, por 1-0, no jogo da final realizado no Estádio da Luz, tendo sido esse o único troféu conquistado pelo Sporting nessa temporada de 1990/91. Na foto que apresentamos em baixo, podemos ver Gomes a erguer a Taça de Honra, aliás o único troféu que o "bibota de ouro" conquistou ao serviço do Sporting, depois de ter ganho tudo o que havia para ganhar com a camisola do F.C. Porto.

Contudo, nas duas épocas em que esteve em Alvalade, Gomes ainda marcou bastantes golos, tendo apontado um total de 37 golos em 79 jogos efectuados com a camisola dos "leões". A contar para o campeonato, Gomes realizou 63 jogos e marcou 30 golos (8 na 1ª época e 22 na 2ª época), marca muito razoável para quem, aos 34 anos, se encontrava já na fase final de uma carreira brilhante, que iria terminar precisamente no final da época de 1990/91.

2 comentários:

Anónimo disse...

PEDRO FERNANDES - não me esqueço das 11 vitórias nas primeiras 11 jornadas do campeonato! estavamos imparáveis mas empate em chaves 2-2 depois de estar a ganhar 2-0 foi o início da queda... perdemos os dois derbys (antas e em casa com lampiões) e viémos por aí abaixo com derrota com gil vicente e empate em guimarães. por esta altura chegava um 'tal' de Balakov. Tinhamos 12/13 jogadores de classe mas o nosso plantel era fraquinho. Tinha entre outros o João Luis II, o Bozinovski ou o Lima... entretanto, com o sucesso europeu fomos perdendo fulgor no campeonato e acabámos a época em queda. derrota em casa com Farense, com os tripeiros e na Luz deixámo-nos empatar a 5min do fim... valeu pela ilusão de um arranque de época espectacular com algumas goleadas (1ªj-guimarães 3-0, 2ªj-penafiel 2-5 e 3ªj-salgueiros 5-1) e pelo brilharete europeu. SPORTING SEMPRE

Anónimo disse...

Começo fulgurante: 11 vitórias consecutivas e 13 jornadas sem perder (12 vitórias e 1 empate). Com a lesão do Luisinho, as coisas complicaram-se porque não havia um substituto à altura. Nas 8 jornadas seguintes, ganhámos apenas 2 jogos, empatámos 2 e perdemos 4, incluíndo derrotas nos duelos com os rivais. O título era já uma miragem. Na 2ª volta, uma série de 5 vitórias consecutivas, voltou a trazer alguma esperança, que depressa se esfumou com a lesão de Cadete. Gomes era o goleador de serviço, mas Careca era um brinca na areia e Ivkovic começava a demosntrar irregularidade. Na Taça UEFA, grande campanha, onde ficámos nas meias-finais, jogando de igual para igual com o Inter Milan. Uma época sem títulos, é verdade, mas com alguns bons momentos, tanto no campeonato, como na UEFA. Tinhamos um bom onze base, o problema é não termos tido um banco à altura. Caso isso tivesse acontecido, era possível ter discutido o título até ao fim. Bozinowski foi o maior barrete desta temporada. Marcou 1 golo na UEFA, viu vários cartões amarelos e na 1ª vez que foi títular foi expulso.
Esta temporada ainda me fez sonhar...Marinho Peres, apesar de não ter ganho trofeús no nosso clube, fez um bom trabalho.
RUI NASCIMENTO