terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sporting (Juniores)

O Armazém Leonino descobriu mais uma relíquia no seu baú de memórias e vem, uma vez mais, solicitar a preciosa ajuda da sua vasta comunidade de visitantes sportinguistas, no sentido de tentarem identificar os jogadores que compõem a equipa de juniores apresentada na foto em cima.
Desta vez, nem sequer sabemos a que época pertence esta equipa e, dos onze jogadores presentes na foto, apenas identificamos um, o defesa central José Couceiro (o 1º da esquerda, de pé).
José Couceiro teve, aliás, uma carreira discreta como futebolista, abandonando cedo o futebol como jogador. Enveredou, então, pela carreira de dirigente e, mais tarde, pela de treinador, tendo sido, nomeadamente, presidente do Sindicato Nacional de Jogadores de Futebol Profissional e treinador, entre outros clubes, do F.C. Porto e da Selecção Nacional de Esperanças (sub-21).
Fica então lançado o duplo desafio de, por um lado, descobrir quem são os outros 10 jogadores que compõem esta equipa de juniores e, por outro lado, saber de que época é esta equipa.

18 comentários:

carlos disse...

A ÉPOCA SERÁ QUASE DE CERTEZA 81/82, NA FILA DE BAIXO O PENULTIMO DA ESQUERDA PARA A DIREITA É O MORATO.

Nuno Caetano disse...

O segundo em baixo a contar da esquerda (com a bola) não é um dos manos Chow?

ó Sloct...

Fraguito disse...

Por cima do Morato julgo ser o central Edgar ( Gin. Alcobaça, Salgueiros, Desp. Chaves,...)

sloct disse...

Ó Nuno, então eu é que tenho que salvar isto???
Ok, vamos lá a isso.

Em cima: José Júlio (só passou a ser conhecido como José Couceiro na época seguinte no Montijo), Jorge Antunes, Caeiro, Damas, Edgar e Alegre;

em baixo: Fernando Marques, ??? (de certeza que não é nenhum dos Chow, são bem mais novos), Ricardo, Andrade (de certeza que não é o Morato, que é mais novo que estes) e Carlos José (mais conhecido pelo Fininho, que era a grande estrela desta equipa, um jogador que poderia ter ido muito longe, mas que deixou de jogar muito cedo)

A época é de certeza 80/81, porque foi a única época que o José Júlio Carvalho Martins Peyroteo Couceiro jogou no Sporting, em 81/82 estava ele no Montijo, o Caeiro no Atlético, o Fininho no Barreirense, o Ricardo no Paços de Ferreira, e os outros assim de cabeça não me lembro, mas acho que já não está muito mal.
Mais que isto só indo consultar jornais antigos.

Está bem assim Nuno???

João Caetano disse...

Este homem é uma máquina

carlos disse...

ESSES TAIS MANOS SHOWS JÁ AQUI DIVERSAS VEZES FALADOS ERAM JUVENIS NA ÉPOCA 83/84 E NA ÉPOCA 85/86 ERAM JUNIORES. LOGO NÃO É NENHUM DELES. MAS AQUELE QUE DIZEMS ER O ANDRADE PARECE MESMO O MORATO.

sloct disse...

Carlos,
O Morato nasceu em 1964, estes nasceram todos em 62 ou no limite até Junho de 63. Claro que isso não quer dizer nada, há jogadores que jogam em escalões mais avançados, na época a seguir, por exemplo havia o Futre.
É certo que parece o Morato, também sei disso, e quem conhece o Andrade como sénior só tem ideia de o ver de cabelo curtinho e de bigode, mas eu lembro-me do Andrade assim nos júniores.
Claro que posso estar redondamente enganado, e ser mesmo o Morato, para dizer a verdade agora estou com sérias dúvidas.
E para além do mais se há duas pessoas a dizerem que é o Morato, então o mais certo é ser mesmo ele, e ser eu a estar enganado.

NUNO RAMOS disse...

Amigo Sloct, tenho de repôr alguma justiça nisto, esta publicação é do Alexandre. Eu ainda não pronunciei relativamente a esta imagem porque só conheço mesmo o Morato. O amigo João Caetano é que diz bem você é uma maquina. O armazém congratula-se pela sua sabedoria.

sloct disse...

Nuno Ramos,
O Nuno com quem eu me estava a meter era o Nuno Caetano, que é irmão do João Carlos Caetano.
E não é assim tão difícil conhecer esta malta, naquela altura eu via muitos jogos das camadas jovens.

E pronto, dou a mão à palmatória, já não restam dúvidas que é mesmo o Morato

NUNO RAMOS disse...

Há muitos Nunos na terra e eu tenho a mania que sou o único.

Perdão caro amigo

carlos disse...

SÓ PARA TERMINAR É 80-81 OU 81-82?

Nuno Caetano disse...

sloct,
Está bem melhor. Bem me parecia que era o Morato. Era comum jogarem às vezes num escalão acima...

Tenho de ir buscar uma foto que um tipo que conhecemos me deu da época seguinte.

O Caeiro (de sua alcunha "Calminhas") esteve numa foto do plantel que estava no meu (nosso) quarto. Os guarda-redes eram o Caeiro, o Fidalgo e o Vaz. E estava também uma bela carica chamada Nowkocha.

Era este o poster ou era um com o Meszaros? Como aquele parede tinha tanto Meszaros já estou confuso...

Ajuda-me ó dono dos posters :)

sloct disse...

Sim, eu também tive esse poster com o Caeiro, tem que ser com o Fidalgo e o Vaz. O Meszaros veio em 81/82 e o Caeiro nessa época esteve emprestado ao Atlético.

Gonçalo disse...

Ó sloct machine avariada, o Morato é de caras!

Anónimo disse...

Nuno e Sloct:

Eu tive um poster do jornal Golo!, da época 81-82 que os tinha a todos: Meszaros (com uma camisola vermelha!!!), Fidalgo, Melo e Caeiro (camisola amarela). Julgo que é capaz de ser esse a que se referem.

Saudações Leoninas

Joey

sloct disse...

Joey, sendo assim é muito possível que esse poster seja do começo de 81/82, porque o Caeiro esteve nessa época emprestado ao Atlético, e foi a primeira época dele como sénior.

Mas lembro-me perfeitamente dele aparecer num poster na equipa principal, e de ter tido esse poster, mais pormenores é que já me escapam, a idade não perdoa, eheheheh.

Komek disse...

Pa deixar isto em pratos limpos aqui ficao os factos.

Epoca de 80/81 equipa vice campea nacional.

Fila de cima, da direita para a esquerda: Quim (ponta de lanca), Nelson (defesa central), Damas (defesa direito), Caeiro (guarda-redes), Julio Cesar(extremo direito), Jose Couceiro, na epoca mais conhecido por Jose Julio(defesa central)

Fila de baixo da direita para a esquerda: Carlos Jose (Medio direito), Mourato (medio-centro, De (Extremo-esquerdo), Carlos Freitas (medio esquerdo) e Fernando Marques (defesa esquerdo)

RUI PLACIDO disse...

O Komek deixou mesmo em pratos limpos,digo isto porque o meu irmao mais velho fazia parte desta equipa de juniores do sporting(LUIS FILIPE,irmao mais velho do JORGE PLACIDO que jogou no Barreirense,Amora,V.de Setubal,Desportivo de Chaves e depois F.C. PORTO).