terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tomislav IVKOVIC



Tomislav Ivković (Zagreb, 11 de agosto de 1960) é um ex-futebolista croata, que jogava na posição de guarda-redes.

Nascido na capital da República Croata da Jugoslávia, começou a carreira em 1978 no principal clube da cidade, o Dínamo Zagreb, onde permaneceu até 1982, quando foi campeão jugoslavo. Após ficar a temporada seguinte no Dínamo Vinkovci, foi em seguida para o Estrela Vermelha de Belgrado, capital da República Sérvia e do país, sendo na primeira temporada no clube novamente campeão nacional.

Ivković passaria a jogar no estrangeiro em 1985, na Áustria, permaneceu três temporadas no Tirol Innsbruck e uma no Wiener Sportclub, deixou o país em 1989. Após breve passagem no Racing Genk, da Bélgica, rumou nesse mesmo ano para Portugal, onde foi defender as balizas do Sporting Clube de Portugal. Permaneceria no futebol lusitano, o que lhe fez desenvolver fluência na língua portuguesa, até 1996, passando, após sair do Sporting em 1993, por Estoril, Vitória Setúbal e Belenenses. Após uma temporada na Espanha, no Salamanca, voltou à Portugal em 1997 para jogar a sua última temporada como profissional, no Estrela Amadora.

Pela Selecção Jugoslava, jogou de 1983 à 1991, num total de 38 partidas. Não chegou a jogar pela Croácia, após a independência de sua terra natal, e pelo antigo país participou da campeonato da Europa de 1984, da conquista do bronze olímpico no mesmo ano, nos Jogos de Los Angeles, e da Campeonato do Mundo de 1990, o último disputado pela Jugoslávia antes das guerras de independência. A selecção chegou até as quartos-de-final, foram eliminados pela Selecção Argentina de Futebol na transformação pênaltis, no jogo talvez mais lembrado da carreira de Ivkovic, por ter defendido a cobrança de Maradona.

Integrou a equipa técnica de Zlatko Kranjčar quando este foi treinador da Selecção Croata, de 2004 à 2006, como preparador de guarda-redes. Foi demitido do cargo após a eliminação precoce na Campeoanato do Mundo de 2006. Hoje exerce a mesma função no clube que Kranjčar dirige atualmente, o Al-Shaab, dos Emirados Árabes.

Imagem cedida por João Gomes

6 comentários:

Anónimo disse...

Grande!!!

Rui Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Martins disse...

O homem das apostas com Maradona!
Apostou com el pibe que defendia o seu penalty num Napoles x Sporting e ganhou. Apostou novamente no mundial Italia 90 num Jugoslávia x Argentina e defendeu novamente a grande penalidade!! Maradona nunca o esquecerá!
Os Sportinguistas também não.

sloct disse...

No primeiro jogo que fez pelo Sporting, contra o Guimarães, defendeu um penalty.

degas disse...

Nos anos 90 nenhum GR do Sporting conseguiu fazer esquecer este grande jogador.

SL