sábado, 10 de outubro de 2009

Ayew

Ayew Kwame, nascido a 28 de Dezembro de 1973, em Acra, no Gana, foi um dos bons avançados africanos que passaram pelo futebol português, tendo jogado apenas uma época no Sporting, mas o tempo suficiente para deixar uma boa impressão em Alvalade.
Após ter representado o Vitória Futebol Clube (Setúbal) durante duas épocas (1995/96 e 1996/97) e o Boavista igualmente durante duas temporadas (1997/98 e 1998/99), ao serviço dos quais realizou um total de 92 jogos e marcou 40 golos, Ayew ingressou no Sporting no início da época de 1999/2000.
Ayew chegou a Alvalade com boas credenciais de goleador, uma vez que, ao serviço do clube axadrezado, tinha apontado 31 golos em duas temporadas (16 golos na 1ª e 15 golos na 2ª), e havia efectuado excelentes exibições.
Ayew era um avançado rápido e possante, que lutava e corria durante todo o jogo, desgastando os defesas e não lhes dando o mínimo descanso. Não era propriamente um finalizador, o tipo de avançado que jogasse fixo na grande área, mas antes um ponta de lança móvel que gostava também de flectir para os flancos. Possuía um remate fácil, forte e colocado, mas também servia, com passes e cruzamentos, os seus colegas para estes finalizarem.
Ayew jogou apenas uma temporada no Sporting, tendo realizado um total de 33 jogos, dos quais 26 a contar para o Campeonato Nacional. Com a camisola dos "leões", Ayew apontou 9 golos (7 para o campeonato) e foi um dos jogadores mais utilizados ao longo da época, tendo, com as suas exibições, dado um importante contributo para a conquista do Campeonato Nacional, ao fim de 18 anos de "jejum".
Ayew estreou-se com a camisola do Sporting, a 30 de Agosto de 1999, em jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional, frente ao Vitória Futebol Clube (Setúbal), tendo marcado um dos golos com que os "leões derrotaram os sadinos por 2-1. Efectuou o último jogo de "leão ao peito", a 25 de Maio de 2000, na finalíssima da Taça de Portugal, diante do F.C. Porto, tendo o Sporting sido derrotado por 2-0.

1 comentário:

gord_illo disse...

Apesar de não ser um tecnicista, o Ayew nunca deixava de lutar e era um bom complemento ao Acosta. Completavam-se bem!

Estive há poucos meses no Ghana, em Accra e na parte ocidental deste lindo país e obviamente, enquanto português, o Cristiano Ronaldo é o 1º cartão de visita. Não queria deixar os créditos do Nosso Sporting em mãos alheias e disse a toda a gente que o Sporting era também o clube onde o Figo tinha jogado muitos anos e explodido. No entanto, foi mesmo quando falei no Ayew (irmão do Abédi Pelé, grande jogador do final dos anos 80 e inícios de 90) que houve o click imediato. Este sim, o nosso grande cartão de visita no Gana :)

Cumprimentos e continuação de um excelente trabalho!

SL

Hugo