segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Chana - Um génio do hóquei em patins

Capa da revista Golo (nº128 de 19 de Junho de 1979)
Chana foi um dos mais talentosos e prodigiosos jogadores de Hóquei em Patins de todos os tempos, tendo formado com Livramento uma dupla atacante fabulosa e inesquecível, a melhor de sempre do Hóquei em Patins português e, indiscutivelmente, uma das melhores do Mundo da década de 70.
Chana representou o Sporting durante uma década, entre 1972 e 1982, ao serviço do qual conquistou 5 Campeonatos Nacionais, dos quais 4 consecutivos (1975, 1976, 1977, 1978 e 1982), duas Taças de Portugal (1977 e 1978), uma Taça dos Clubes Campeões Europeus (1977) e uma Taça Europeia dos Vencedores de Taças (1981).

Chana festeja mais um golo com a camisola do Sporting
Ao serviço da Selecção Nacional, Chana foi 117 vezes internacional, tendo-se sagrado por 3 vezes Campeão da Europa (1973, 1975 e 1977) e por duas vezes Campeão do Mundo (1974 e 1982).
Chana fez parte da "época de ouro" do Hóquei em Patins português e, em particular, do Sporting, tendo integrado o "quinteto-mágico" leonino da década de 70, que era, aliás, a base da Selecção Nacional, constituído pelo guarda-redes Ramalhete, pelos defesas Rendeiro e Sobrinho e por Livramento, o maior jogador português de todos os tempos e, provavelmente, o melhor do Mundo de sempre.
Em 10 anos de carreira, Chana ganhou tudo o que havia para ganhar, quer ao serviço do seu clube de sempre, o Sporting, quer ao serviço da selecção. Chana e a sua geração ímpar, inesquecível e inigualável de hoquistas contribuíram para fazer do Hóquei em Patins português o mais forte do Mundo!


(Chana no Cascais na época 80/81, imagem retirada da caderneta dessa época. Fica aqui documentado como o chana passou no Cascais nessa época e que não disponhamos desses dados, todavia o amigo Sérgio Tavares (Sloct) fez-nos chegar às mãos esses dados através desta colecção, obrigado amigo Sloct por esta reliquia.)

13 comentários:

sloct disse...

Vitor Manuel Carvalho, um fora-de-série, o melhor jogador do mundial de 82, a grande distância de todos os outros.

Livramento, Chana, Daniel Martinazzo, Theo Habraken e Vitor Hugo, são os melhores jogadores que vi jogar.

NUNO RAMOS disse...

O meu Idolo de Criança, e já o vi jogar em final de carreira, era o Figo do hóquei em patins. Jogava e fazia jogar... na altura o hoquéi em patins passava na rádio, muitos relatos ouvi de hóquei em patins, lembro-te do campeonato de 82 a nivel de selecções em que vencemos a Espanha por 5-2 ou 5-3. Gostava de voltar a ver esse jogo que passou na tv.

JG disse...

Era de facto um jogador de outra galáxia! Livremento podia ser o melhor do mundo, mas para mim o maior era mesmo o Chana!

Leonel disse...

Melhores jogadores portugueses de sempre no hoquei em patins:
Livramento(o melhor de todos)
Vaz Guedes
Velasco
Adrião
Bouços
Moreira(guarda-redes)

Vtitor Ferreira disse...

chana jogou no cascais em 79.80 juntamente com sobrinho, depois voltaram ao sporting.
para mim foi um idolo juntamente com o Damas

NFonseca disse...

Uma lenda do nosso hoquei, mas lembro-me também de um optimo jogador, mas com um feitio irascivel:
Marzella

Rui Martins disse...

Chana, Sobrinho, Ramalhete, Julio Rendeiro e claro o grande António Livramento. Os melhores de sempre!

sloct disse...

Tenho muita pena de não ter tido oportunidade de ver o Adrião jogar, o meu Pai sempre me disse que era do nível do Livramento.

Mas era outro hóquei, muito mais bonito que o que se pratica hoje.

No entanto tenho alguma esperança que as coisas estejam a mudar, esta mudança nas regras traz melhorias evidentes, o que beneficia o jogador português, muito mais tecnicista e menos dado ao físico que o espanhol ou o argentino. Os italianos já não são destas guerras, e a avaliar pelo que fazem nas camadas jovens, vão passar uma longa travessia no deserto.

Anónimo disse...

DESCONHECIA QUE O CHANA E O SOBRINHO NA ÉPOCA 79/80 TINHAM SAIDO DO SPORTING PARA JOGAR UMA ÉPOCA NO CASCAIS, CONFIRMAM DE FACTO ISTO?

ALEXANDRE disse...

Confesso que não sabia que o Chana tinha jogado no Cascais na época de 1979/80. Pensava que tinha jogado 10 épocas seguidas no Sporting, entre 1972 e 1982. Não possuo dados ou documentos de arquivo que me permitam confirmar aquela informação.

Vtitor Ferreira disse...

sim.è verdade.E o chana deu cabo do sporting qd este foi a cascais.
estes jogadores trabalhavam no casino do estoril e foi por motivos profissionais q sairam do sporting,acabaram por voltar no ano seguiente ,para vencerem a taça das taças em 81 e campeoes em 82

sloct disse...

Nessa equipa do Cascais jogava também o Saraiva, que também passou pelo Sporting, e não sei se o Bravo, gr, também não terá passado.

Eu não tenho ideia, mas um amigo meu garante que passou.

Anónimo disse...

Há que referir, que o Chana, Sobrinho e outros, são produto dos Salesianos