quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Hugo

Hugo Dias Sarmento, nascido a 25 de Fevereiro de 1933, em Torres Novas, foi um dos bons avançados da História do Sporting, tendo-se destacado, sobretudo, como um extremo direito rápido, que se tornava extremamente perigoso quando lançado em velocidade pelo seu flanco.
Hugo entrou, ainda, para a História do Sporting por outro motivo: foi o autor do primeiro golo marcado ao Benfica no recém inaugurado Estádio José Alvalade.
Com efeito, a 23 de Dezembro de 1956, em jogo a contar para a 15ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1956/57, o Sporting recebeu e venceu o Benfica, por 1-0, tendo Hugo sido o autor do golo solitário (aos 17 minutos) do 1º "derby" disputado no novo estádio, o qual havia sido inaugurado a 10 de Junho daquele ano, no feriado comemorativo do dia de Portugal e de Camões.
A título de curiosidade, indicamos, a seguir, a constituição da equipa do Sporting que defrontou o seu eterno rival, nas vésperas do Natal de 1956:
Carlos Gomes; Caldeira e Pacheco; Pérides, Passos e Osvaldinho; Hugo, Gabriel, Pompeu, Travassos e Martins.
Hugo jogou durante 10 épocas no Sporting, mais concretamente, entre 1953/54 e 1962/63, tendo realizado um total de 211 jogos de "leão ao peito" e marcado 50 golos.
A estreia de Hugo, com a camisola do Sporting, ocorreu a 4 de Outubro de 1953, no Estádio do Lumiar, frente à Académica, com vitória por 3-1.
Ao serviço dos "leões", Hugo foi 3 vezes campeão nacional (1953/54, 1957/58 e 1961/62) e conquistou duas Taças de Portugal (1953/54 e 1962/63), curiosamente nas suas 1ª e última temporadas em Alvalade.
A foto de Hugo que apresentamos em cima é referente à capa da revista "Crónica Desportiva" (exemplar nº49 de 30 de Abril de 1958).

7 comentários:

Dingo disse...

Creio que o Estádio foi inauguardo a 10 de Junho de 1956, mas posso estar errado.

RFM disse...

Parabens ao Alexandre pela excelente lembrança.


Dingo
Como curiosidade, quem marcou o primeiro golo ao Sporting no antigo Estádio de J.Alvalade foi o falecido Juca n°6 a quando da sua Inauguração contra o Vasco da Gama.
Neste novo (2003) foi o nosso Hugo n° 6 também que marcou um auto-golo a favor do Manscherts United num resultado de 3-1.
Há cada coisa...
Saudações Leoninas.

ALEXANDRE disse...

Tens razão, amigo Dingo. Acabei agora mesmo de confirmar essa data. Peço desculpa pelo engano. De facto, a inauguração do Estádio José Alvalade não foi a 1 de Julho, mas sim no feriado do 10 de Junho, dia de Portugal e de Camões.
Obrigado pela correcção, a qual irá ser feita na respectiva postagem. Um abraço e até breve.

Mário-Oeiras disse...

Alexandre,
Curiosa essa revista.
Quando era miúdo lembro-me da "crónica feminina" com o mesmo logotipo tipo medalha espetada com um alfinete. Mas não sabia da existência de uma "crónica desportiva" (que seria publicada pela mesma editora, presumo?).
Estamos sempre a aprender, não é?

José Sarmento disse...

Hugo SARMENTO, sim senhor, conheço.
Tenho que investigar se somos familiares, quem sabe?

Ass: José SARMENTO

;-)

NUNO RAMOS disse...

Tenho em poster, esse golo contra o Benfica. É uma imagem meio desfocada, já não me lembro como me chegou ás mãos essa imagem, não sei se foi na compra do jornal Sporting, sei que foi pratrocinado pelo Sporting o envio dessa imagem!

Derrick Nightingale disse...

Hugo...finalmente um craque com o meu nome!:) SL