segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Jimmy Hagan

Para a época de 1976/77, o então Presidente do Sporting, João Rocha, contratou o célebre treinador inglês Jimmy Hagan, o qual havia tido um enorme sucesso como técnico do Benfica no início da década de 70, conquistando 3 campeonatos nacionais consecutivos (1970/71, 1971/72 e 1972/73) ao serviço das "águias".
Além de Jimmy Hagan, também foi contratado o excelente avançado maliano, Keita, o qual havia sido eleito, em 1970, o melhor jogador africano. Depositavam-se nele elevadas expectativas de um bom desempenho, as quais, aliás, se vieram a confirmar, provando ser um óptimo reforço para os "leões".
Portanto, a esperança na realização de um bom campeonato era grande e, de facto, o Sporting não poderia ter começado da melhor forma o campeonato, recebendo e vencendo, logo na 1ª jornada, em Alvalade, o Benfica por um concludente 3-0 (golos da autoria de Manuel Fernandes, Camilo e Baltasar). Até cerca de meio da temporada as coisas estavam, de facto, a correr bem para o Sporting, o qual se manteve na liderança do campeonato até à 18ª jornada (13 de Fevereiro de 1977).
Acontece que, na jornada seguinte, a 26 de Fevereiro, o Sporting empata (0-0), em Alvalade, com o Leixões, passando o Benfica para a frente do campeonato, posição que não mais largaria até final, terminando a prova com mais 9 pontos que o Sporting, o qual se foi abaixo na parte final da temporada, acabando por ficar em 2º lugar, com mais 1 ponto que o F.C. Porto.
A foto que apresentamos em cima refere-se à capa da revista semanal Golo (nº20, de 19 de Janeiro de 1977), na qual podemos observar, o então treinador do Sporting, Jimmy Hagan, numa altura em que o Sporting ainda liderava o campeonato.

2 comentários:

RFM disse...

Alexandre
Eu vi esse jogo SCP-SLB pessoalmente. Puxa..paguei 400-escudos para ver o jogo no mercado negro.Cheguei atrasado devido a um furo na viagem na Auto-Estrada de V.F.Xira.
Ena que multidão logo na 1°jornada.Eram muitos os cavalos da GNR para afastar o pessoal das entradas.SL

sloct disse...

Também o vi, foi o meu primeiro jogo como sócio. A pista de ciclismo e de atletismo estavam cheias que nem um ovo.
Estava mesmo atrás da baliza da superior sul, aquela em que o Camilo marcou um golo a 40 metros da baliza, a bola nem tocou na rede, bateu no ferro da parte de dentro e ressaltou para as mãos do Bento, que começou a fazer sinal com as mãos que não tinha sido golo.
Por acaso ele depois explicou que estva convencido que a bola tinha batido na barra e ido parar às mãos, nunca esperava que a bola tivesse entrado e saído.

Que grande estreia que tive. É pena agora não ter este tipo de alegrias.