domingo, 25 de outubro de 2009

Jorge Jesus

Quem visita regularmente o Armazém Leonino, sabe que gostamos de escrever sobre aspectos variados, mais ou menos conhecidos, da vida do Sporting, nomeadamente, sobre estatísticas, curiosidades, episódios e "estórias" relacionadas com modalidades, competições, jogos, atletas, troféus, recordes, enfim, sobre tudo aquilo que ajudou a escrever a gloriosa História deste grandioso clube.
A este propósito, talvez muitos não saibam que o actual treinador do Benfica, Jorge Jesus, já jogou no Sporting. Com efeito, Jesus, então com apenas 21 anos, era um dos jogadores que faziam parte do plantel leonino na época de 1975/76.
Com a camisola do Sporting, Jorge Jesus realizou apenas 12 jogos, tendo marcado um golo. A estreia de Jesus de "leão ao peito" ocorreu a 13 de Setembro de de 1975, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a 2ª jornada do campeonato, tendo o Sporting vencido o Beira-Mar por 2-0.
Curiosamente, nessa época, Jorge Jesus jogou o 1º e único "derby" da sua carreira como jogador, num Benfica-Sporting, do qual, aliás, já aqui falámos há tempos, tendo o jogo terminado empatado a zero golos, com Da Costa a falhar um "penalty". Nesse jogo, Jesus entrou, aos 28 minutos da 1ª parte, a substituir Manuel Fernandes que se tinha lesionado.
Jorge Jesus jogava na posição de médio e era um jogador com uma técnica bastante razoável e com uma boa visão de jogo, contudo, dada a forte concorrência que tinha no plantel do Sporting, nunca se conseguiu impor como titular dos "leões", acabando por sair no final dessa época.
De resto, como jogador, Jorge Jesus teve uma carreira modesta na 1ª Divisão, não tendo atingido grande destaque ou projecção em termos futebolísticos, embora tivesse realizado algumas épocas razoáveis ao serviço, por exemplo, do Vitória Futebol Clube (Setúbal). Também passou por alguns clubes da 2ª Divisão, como, por exemplo, o clube da sua "terra-natal", o Estrela da Amadora, no qual também se destacou pelas boas exibições efectuadas.
Seria, contudo, como treinador, que Jorge Jesus se viria a distinguir, atingindo grande projeccção e notoriedade, e assumindo-se como um dos melhores treinadores da sua geração. Até hoje e já lá vão quase 20 anos, Jesus já passou por muitos clubes, tendo, em todos eles, realizado um bom trabalho, deixando a sua marca de "mestre da táctica".
Jorge Jesus já treinou o Amora, o Felgueiras, o Estrela da Amadora, o Vitória Futebol Clube (Setúbal), o Vitória Sport Clube (Guimarães), o Moreirense, o União de Leiria, o Belenenses, o Sporting de Braga e, de facto, só lhe faltava treinar um "grande", oportunidade que surgiu esta época, estando, até ao momento, a efectuar um excelente trabalho no Benfica.
Todos sabemos que nem sempre um grande jogador vem a ser um bom ou um grande treinador, mas Jorge Jesus tem provado que um jogador mediano ou vulgar, como ele foi, pode vir a ser um grande treinador.

12 comentários:

José Sarmento disse...

Ou seja, estamos em presença do futuro treinador do Sporting assim que o slb começar a "patinar".

José Sementes disse...

Daqui a 15 anos o Benfica começa a patinar e nessa altura com os leões na IIB,então aparece o Jorge Jesus a tentar recuperar um clube moribundo.

Anónimo disse...

Quando o JJ chegou em 75 a Alvalade com o Manuel Fernandes o balneário colocou-lhe uma alcunha castiça.

Aqui está o homem a festejar uma vitória do grande SCP:

http://www.youtube.com/watch?v=jH511j-aIs0&feature=player_embedded

Fernando G. Barros

sloct disse...

Ó sementes, quanto maior a subida maior a queda....

depois é que eu quero ver essa garganta toda...

Mário-Oeiras disse...

Ó José, aproveitas as "sementes" e vai plantar batatas!

José Sarmento disse...

Pois é, na 2ªb devia estar o slb (até rima e é verdade) pois quando o SC Farense desceu, por dívidas ao fisco, esse grande clube que recebe dinheiros sabe-se lá de onde, também as tinha, mas como se chama Benfica foi poupado à vergonha. Essa é que é essa! Cumprimentos a todos.

NFonseca disse...

Sr. Sementes

Nós sabemos que o nivel dos blogs que falam acerca do nosso clube (SCP) é infidávelmente superior ao nivel intelectual relativamente aos blogs do seu clubezeco, portanto deixe-nos em paz e fale com os da sua laia.
Cumprimentos aos Sportinguistas.

Dingo disse...

É importante mencionar que o Jorge Jesus é filho de um antigo jogador do Sporting, se não estou em erro.

O pai do Jesus chamava-se VIRGOLINO de Jesus e jogou no Sporting de 1943 a 1945, portanto duas épocas.

Seria de interesse incluir este dado no post do Jorge Jesus.

Sabiam!

ALEXANDRE disse...

É verdade amigo Dingo. Virgolino, o pai de Jorge Jesus, jogou duas épocas no Sporting (1943/44 e 1944/45), tendo, apenas, efectuado 10 jogos com a camisola dos "leões" e marcado um golo.
Obrigado pela lembrança amigo Dingo! Um abraço e até breve.

Dingo disse...

Amigo Alexandre,

De nada. Sempre às ordens.

Anónimo disse...

Sou Benfiquista de gema e gosto de vir aqui - o vosso blog fala de coisas que eu vivi e vivo.

Já agora - tive um amigo que jogou Basket na 1ª equipa do SCP que se chamava Jose Augusto (caninhas) sei que ele morreu, infelizmente.

Sabem de dizer mais qualquer coisa acerca dele?

MA

ALEXANDRE disse...

Boa tarde. Não tenho conhecimento desse jogador. Já agora, em que épocas em que ele jogou basquetebol no Sporting? Cumprimentos, Alexandre Ribeiro.