quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Rijkaard - A "unha encravada do leão"

Quando, em Janeiro de 1988, Jorge Gonçalves anunciou a sua candidatura às eleições para a presidência do Sporting, o "bigodes" apresentou logo, quase simultaneamente a esse anúncio, uma contratação de "peso", nada mais nada menos, que o holandês Frank Rijkaard, famoso jogador do Ajax e da Selecção da Holanda.
Rijkaard era assim anunciado como a primeira "unha do leão", caso Jorge Gonçalves viesse a ser presidente do Sporting, como, aliás, veio a suceder em Junho de 1988. Infelizmente para o Sporting, Rijkaard nunca chegou a jogar pelos "leões", constituindo assim a primeira "unha encravada", de muitas outras que se seguiriam, as quais vieram a constituir autênticas decepções.
O motivo pelo qual o jogador holandês nunca chegou a envergar a camisola do Sporting, prendeu-se com o facto do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol não ter permitido a sua inscrição, alegando que o prazo das mesmas estava ultrapassado.
Em consequência de tal decisão, e já com a nova época iniciada, Rijkaard teve de se contentar em treinar apenas com o plantel do Sporting, até ser emprestado ao Saragoça, ainda durante essa época de 1988/89. De Espanha, Rijkaard rumaria a Itália, ingressando, em 1989, no poderoso Ac Milan, sem voltar a Lisboa.
Foi, de facto, uma pena, quer para o clube, quer para os sportinguistas, Rijkaard não ter chegado a jogar pelo Sporting, pois dada a sua elevada qualidade futebolística, teria sido um excelente reforço para os "leões", e talvez, com o jogador holandês, a época não tivesse corrido tão mal como que efectivamente correu.
A foto de Rijkaard que apresentamos em cima é mais uma das excelentes caricaturas da autoria do mestre Francisco Zambujal.

1 comentário:

ana disse...

Mais uma caricatura espectacular do Francisco Zambujal.