quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sporting - Campeão Nacional de Basquetebol 1955-56


No historial relativo à modalidade de Basquetebol, o Sporting apresenta, até hoje, no seu palmarés, 8 títulos de Campeão Nacional (1954, 1956, 1960, 1969, 1976, 1978, 1981 e 1982) e 5 Taças de Portugal (1955, 1975, 1976, 1978 e 1981).
O período de maior fulgor e brilhantismo do basquetebol do Sporting ocorreu entre as épocas de 1974/75 e 1981/82, período de tempo durante o qual, o Sporting se sagrou, por 4 vezes, Campeão Nacional e venceu, por 4 vezes, a Taça de Portugal, ou seja, em 8 anos, conquistou outros tantos troféus.
Entretanto, a modalidade viria a ser suspensa, tendo sido posteriormente retomada, voltando, porém, a ser novamente suspensa já em 1995, devido a restrições de ordem financeira. Na altura, os sócios do Sporting foram convidados a pronunciarem-se a esse respeito e, nomeadamente, a escolherem, em referendo, entre o Andebol e o Basquetebol, tendo a maioria decidido manter o Andebol, em cuja modalidade, aliás, o Sporting é a maior potência nacional, com 19 títulos de Campeão Nacional e 12 Taças de Portugal conquistadas!
A foto que apresentamos em cima refere-se à equipa de basquetebol do Sporting que se sagrou duplamente campeã: Campeã Regional (Lisboa) e Campeã Nacional, na época de 1955/56.
Esta foto foi tirada no antigo Pavilhão dos Desportos, em Lisboa (actualmente, Pavilhão "Carlos Lopes"), no qual se realizavam, sobretudo, nas décadas de 40, 50 e 60, muitos jogos de Basquetebol, Andebol e Hóquei em Patins, quer a nível de clubes, quer a nível de selecções.
Até ontem (dia 7 de Junho de 2010), o Armazém Leonino desconhecia por completo o nome dos 10 atletas presentes na foto, mas fruto da preciosa ajuda e da inexcedível colaboração de um dos seus amigos e antigo atleta do basquetebol leonino, o Sr. Frederico Mesquita, apenas um daqueles atletas ficou por identificar.
À partida, sabíamos que era um desafio difícil, pois aquela equipa já tem mais de 50 anos, mas como existem muitos sportinguistas, incluindo antigos atletas do clube, profundamente conhecedores da História do Sporting e das suas várias modalidades, tinhamos esperança de vir a conseguir, mais tarde ou mais cedo, identificar os nomes daqueles basquetebolistas ilustres.
Finalmente, ao fim de alguns meses, conseguimos ficar a conhecer o nome de 9 dos 10 atletas presentes na foto acima apresentada:

De pé (da esquerda para a direita): Sr. Costa Dias (seccionista), Armando Garranha, Fernando Vaz, Abílio Ascenso, Mota, Fonte Santa e Prof. Mário Lemos (treinador).
Em baixo (mesma ordem): Inácio, Figueiredo, António, Feu, Álvaro Martins e atleta americano de nome desconhecido (nº11).
Este foi, provavelmente, um dos desafios mais difíceis lançados até hoje pelo Armazém Leonino! Mais uma vez os sinceros agradecimentos do Armazém Leonino ao amigo Frederico Mesquita, que nos honra com as suas visitas frequentes e do qual temos orgulho em ser amigos. Sem a sua extraordinária contribuição e ajuda não teria sido possível fazer a constituição desta grande equipa!

9 comentários:

8 disse...

Cá vai a 1ª ajuda. Prometo para os proximos dias tentar saber o nome de todos, até porque dos que vou identificar há quem viva o Sporting com tanta paixão como nós:

3 - António Feu
8 - Alvaro Martins (não sou eu)
9 - Armando Garranha
10 - Abilio Ascenso
4 - Fonte Santa (sem certeza)
Treinador(de castanho)Prof Mario Lemos

RFM disse...

Belos tempos em que o Leão era REI em Portugal.
Cumpts.

Anónimo disse...

Gostaria de saber se estão interessados em fotos de equipas de basket e noticias sobre antigos jogadores.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo. Agradecemos, desde já, a sua disponibilidade para colaborar e é claro que aceitamos a sua amável oferta. Pode enviar as fotos e as notícias para os seguintes endereços: alexrib67@gmail.com e nunoramos35@gmail.com. Mais uma vez, os nossos sinceros agradecimentos. Um abraço e até breve. Saudações leoninas, Alexandre e Nuno.

João Celorico disse...

Só estranho aqui a falta do Hermínio Barreto. Será que ainda não tinha vindo de Lourenço Marques?

Anónimo disse...

No mesmo ano 1955/56, a equipa de cadetes do Sporting foi tambem campeao nacional...e eu fazia parte dela... O treinador era tambem Mario Lemos, e o director Costa Gomes.
Elias Arié, hoje com 73 anos!

Anónimo disse...

Se podiam encontrar uma fotografia dessa equipa de cadetes de 1955/56...

Anónimo disse...

O N° 4, na fotografia, nao é Fonte Santa, mas José Almeida.

verdebranco disse...

o americano chamava-se Morrisson. Era das 2ªs categorias.

http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Basquetebol_1955/56