segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Edmilson

Edmilson Gonçalves Pimenta, nascido a 17 de Setembro de 1971, em Santa Teresa, no Brasil, foi um dos muitos e bons jogadores brasileiros que passaram pelo Sporting durante a 2ª metade do século XX. Mais concretamente, Edmilson chegou a Alvalade já no final da década de 90, após ter representado, em Portugal, o Nacional da Madeira (1993/94), o Salgueiros (1994/95) e o F.C. Porto (1995/96 e 1996/97).
Edmilson jogava na posição de avançado, percorrendo toda a largura da frente de ataque, embora actuasse preferencialmente do lado direito, como um autêntico extremo. Com efeito, Edmilson era um avançado bastante móvel e um extremo rápido e perigosíssimo, possuidor de uma excelente técnica individual, ao bom estilo brasileiro, através da qual rubricava fintas e dribles desconcertantes sobre os adversários que o marcavam, desmarcando, igualmente, de forma primorosa, os avançados com passes e cruzamentos a "rasgar" as defesas contrárias.
Edmilson ingressou no Sporting no final de Fevereiro de 1998, vindo do Paris Saint-Germain (França), para onde se havia transferido no início da época de 1997/98, após duas excelentes temporadas realizadas ao serviço do F.C. Porto, durante as quais se sagrou bicampeão nacional (1995/96 e 1996/97) e conquistou uma Supertaça "Cândido de Oliveira" (1995/96).
Edmilson estreou-se com a camisola do Sporting a 8 de Março de 1998, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a 24ª jornada do campeonato, frente ao Marítimo, o qual terminou empatado (1-1). Ao serviço dos "leões", Edmilson realizou um total de 77 jogos, tendo marcado 19 golos.
Edmilson jogou durante 3 épocas e meia no Sporting, até à temporada de 2000/01, no final da qual regressou ao Brasil. Durante aquelas 3 épocas e meia de "leão ao peito", Edmilson voltou a sagrar-se campeão nacional, na época de 1999/2000, vencendo novamente a Supertaça "Cândido de Oliveira", na época seguinte. Foi, ainda, finalista vencido da Taça de Portugal na época da conquista do título, perdendo a finalíssima, com o F.C. Porto, por 2-0, depois do empate (1-1) no 1º jogo dessa final.
As melhores épocas de Edmilson em Alvalade foram as de 1998/99 e 1999/2000, ao longo das quais foi um dos jogadores mais utilizados dos "leões", sobretudo na 1ª daquelas duas, onde apontou 10 golos em 26 jogos.

7 comentários:

Joao Dinis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joao Dinis disse...

Edmilson....Foi uma daquelas contrataçoes para ver se o que pelo porto tinha passado servia!!! Serviu em alguns jogos, mas nada de transcendente! Pareceu a contratação do Jorge Plácido em finais dos anos 80! Que de resto, salvo erro ainda marcaram contra o Porto...LOL

sloct disse...

Discordo João Dinis, apesar de muito intermitente o rendimento do Edmilson no Sporting, foi muito superior ao do Jorge Plácido. Nunca deslumbrou, mas fez alguns jogos muito bons.

Anónimo disse...

Só uma pequena nota: o 1º jogo da final da taça com o Porto terminou 1-1, sendo que na finalíssima perdemos 2-0. Parabéns e continuem o excelente trabalho!

Dingo disse...

Aliás,

O Edmilson também marcou ao FC Porto. Foi em Alvalade, no seu terceiro jogo pelo Sporting. Creio que o Sporting ganhou por 2-0, com golos de Assis e de Edmilson. Aliás, foi essa a primeira vez que me apercebi que o Edmilson estava no Sporting. Mais tarde verifiquei que ele já havia jogado em dois jogos anteriores a esse, contra o Marítimo e contra o Varzim (lembro-me de ouvir o relato desse jogo contra o Varzim, mas não me apercebi da presença do Edmilson, talvez por me encontrar a trabalhar). Isso foi na primavera de 1998.

Dingo disse...

Gerência,

Haverá maneira de fazer com que esta caixa dos comentários se possa abrir em ponto mais grande?

Sería bom e práctico.

Um abraço.

Hugo Malcato disse...

Dingo,

Apontou também um dos golos nas Antas no célebre jogo dos 3 livres inventados pelo Vítor Pereira.

Embora nunca tenha sido um grande apreciador dele notava-se que o Edmilson tinha tudo para ser um grande jogador.

Acabou por ser vítima da instabilidade que atingiu o Sporting naquela altura, além de ter vindo ganhar um balúrdio - falou-se em 25 mil contos. Depois teve problemas com os negócios no Norte e perdeu a motivação.

Perdeu espaço no SCP com a chegada de De Francheschi e Mpenza e depois Sá Pinto e João Pinto.

Melhor recordação que tenho foram os 3 golos ao Salgueiros na sua última época. O primeiro tem um grande pormenor na finta ao adversário.

Ainda voltou a Portugal para jogar no Portimonense na II Divisão.

SL