segunda-feira, 16 de novembro de 2009

João "Morais"


João Pedro Morais, conhecido como Morais, natural de Cascais, nasceu a 6 de Março 1935, é um ex-jogador do Sporting e muito famoso, porque será? Jogava na posição de Defesa. Iniciou a sua carreira no Sporting de Alcabideche, tendo passado posteriormente pelo Estoril-Praia e Torreense, ingressando no Sporting Clube de Portugal em 1954. Morais ficaria na história do futebol português ao marcar um belo golo de canto directo na finalíssima da Taça das Taças de 1963-64, frente ao MTK, que daria ao Sporting a única Taça das Taças conquistada por um clube português. Este feito daria origem à canção Cantinho do Morais, popularizada por Maria José Valério. Deixou o Sporting em 1969, jogando ainda na África do Sul e no Rio Ave, clube do qual seria também treinador.
Alcançou dez internacionalizações. Fez três jogos na fase final do Mundial de 1966, realizado em Inglaterra, para o qual foi convocado apesar de não ter dado o seu contributo em qualquer dos encontros de qualificação. Estreando-se num jogo de preparação para a fase final do Campeonato do Mundo - um Escócia-Portugal (0-1), disputado a 18 de Maio de 1966, Morais foi utilizado frente à Hungria (3-1), ao Brasil (3-1) e à Coreia do Norte (5-3). Depois de terminado o Mundial e de assegurado o terceiro lugar, Morais ainda deu o seu contributo à selecção por mais quatro vezes, três delas em jogos de qualificação para o Europeu de 1968. Despedir-se-ia da selecção num desses encontros, o Noruega-Portugal (1-2), jogado a 8 de junho de 1967. Morais deixou a sua marca no Mundial de 1966 por dizerem ter lesionado Pelé durante o jogo Portugal 3-1 Brasil, após uma entrada com alguma violência que muitos ainda hoje não esqueceram, tendo sido agredido minutos antes à cabeçada pelo mesmo Pelé. Títulos conquistados por João Morais, 3 Campeonatos de Portugal, 1 Taça de Portugal, 1 Taça das Taças.

Revista "Colecção Idolos do Desporto" dedicada a "Morais". Imagem cedida gentilmente por Alfredo Nunes do Blogue Cadernetas e Cromos

7 comentários:

Dingo disse...

Esse Escócia vs Portugal (0-1) não terá sido a 18 de Junho de 1966. Digo isto porque tenho alguém na família que nasceu no dia 18 de Junho de 1966 e sempre associei essa data com a data desse jogo em preparação para o Mundial 66. Eu ainda não era nascido (estava esperando, ainda uns... 160 dias mais), mas lembro-me ter lido a data desse jogo em qualquer lugar.

NUNO RAMOS disse...

Foi sim senhor, tem razão Dingo!

sloct disse...

Devemos-lhe a nossa única taça europeia, se outras razões não houvesse, e há, só por isso teríamos de lhe estar eternamente gratos.

Rui Martins disse...

O caninho do Morais não vou esquecer jamais.

Olhar disse...

E o Pelé nunca vai esquecer a cacetada deste caceteiro primário.

NUNO RAMOS disse...

Este blogue faz-te comichão Olhar... ainda para mais nem és da cor!

F. Magalhães disse...

Caros Sportinguistas,

O João Morais está bastante doente e e encontra-se hospitalizado.
Neste momento o que mais lhe poderemos desejar é saúde.