segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Nogueira

António Manuel da Costa Nogueira, nascido a 10 de Julho de 1951, em Lisboa, foi um dos bons médios que passou pelo Sporting no início da década de 80.
Antes de ingressar no Sporting, no começo da época de 1981/82, Nogueira havia representado, entre outros clubes, o Boavista e o Belenenses, ao serviço dos quais se destacou através da realização de excelentes exibições, chamando a atenção do clube de Alvalade para o seu valor futebolístico.
Nogueira era um jogador forte do ponto de vista físico-atlético, disciplinado e rigoroso do ponto de vista táctico e da entreajuda colectiva, possuindo, igualmente, uma boa visão de jogo, uma boa técnica individual e um remate potente.
Em representação do Sporting, Nogueira efectuou duas grandes temporadas, assumindo-se como titular indiscutível no meio campo leonino. Logo na sua 1ª época em Alvalade, Nogueira alcançou a "dobradinha" (campeonato e taça), conquistando, ainda, a Supertaça "Cândido de Oliveira" na temporada seguinte.
Nogueira foi uma vez internacional A pela Selecção Nacional, em jogo realizado a 20 de Junho de 1981, no Estádio das Antas, no Porto, contra a Espanha, tendo sido o autor de um dos golos com que Portugal venceu os espanhóis por 2-0.
Nogueira estreou-se com a camisola dos "leões" na 2ª jornada do Campeonato Nacional de 1981/82, a 30 de Agosto de 1981, em Viseu, frente ao Académico local, tendo marcado um dos golos da vitória leonina por 2-0. Ao serviço do Sporting, Nogueira efectuou 68 jogos, tendo apontado 8 golos.
No final da 2ª temporada em Alvalade, Nogueira, então com 32 anos, abandona o Sporting, ingressando no Recreio Desportivo de Águeda recém-promovido à 1ª Divisão.

15 comentários:

sloct disse...

Grande António, ainda esta manhã o vi, continua em grande.

RFM disse...

Lembro-me muito bem de o ver jogar no Velhinho estádio de Alvalade.

RFM disse...

Salvo erro, foi nesse ano em que ele foi campeão no SPORTING em que o GR era o Mezaros e fomos eliminados em Barcelona da Taça dos Campeões por um livre indirecto depois da nova lei de passos a mais na area do GR.
Perdemos e assim fomos eliminados em Nou camp.

sloct disse...

RFM,

foi nesse ano e foi com esse livre, mas foi em San Sebastian contra a Real Sociedad.

RFM disse...

sclot
Obrigado. Eu vinha aqui para corrigir esse erro de memória. Sabe. Eu vi o jogo em Alvalade. Nunca sofri tanto como naquele jogo. Ganhamos 1-0 marcado a poucos minutos do fim na Baliza topo-norte. Deparei-me com uma luta entre adeptos do Sporting e do Real Sociedade após a marcação do golo numa euforia desmedida devido ao estado nervoso de todos. Os da Real S. nunca em todo o jogo saiam do seu meio-campo.Vi-me aflito para controlar aquela luta estúpida.

Dingo disse...

Esse jogo ocurreu em Março de 1983, eu creio. Portanto, na época seguinte.

Dingo disse...

O Nogueira, creio que era natural de Alcântara (Fonte Santa, eu penso).

sloct disse...

RFM, eu também vi o jogo de Alvalade.

Dingo, realmente esse jogao foi em 83 de certeza absoluta, porque foi para a Taça dos Campeões, que o Sporting disputou por ter ganho o campeonato de 82.

E confirmo plenamente que o Nogueira é da Fonte Santa, e posso ainda acrescentar que a camisola que ele usou pela selecção contra a Espanha está exposta na sede do Sporting Clube Fontesantense. Sei isto porque joguei futebol de salão nesse clube.

RFM disse...

sloct
Parabens. Olhe que me lembro como se fosse hoje. Tanto sofrer como anti-jogo dos Espanhois.Tenho andado a investigar quem marcou o golo da Vitória e não consigo nem me lembro. Penso muito que foi o Nogueira. Sei que foi nos minutos finais no Topo-Norte.Foi para a liga dos Campeões..foi.

ALEXANDRE disse...

Quem marcou o golo do Sporting no jogo da 1ª mão em Alvalade frente à Real Sociedad (vitória por 1-0) foi o nosso grande capitão Manuel Fernandes na baliza da superior norte nos últimos minutos do jogo.

Davidinho disse...

Mais precisamente aos 88 minutos.

RFM disse...

Obrigado Alexandre.
Porra..eheheh. estava farto de pensar quem seria.
Mais um sofrimento que aquele jogo me deu..eheheh
Eu vi, estava na Lateral sul e o golo foi no Top-Norte.

José Sarmento disse...

E o tal jogo, nas Antas, contra a Espanha... já aqui falei nisso há tempos.
Vi esse jogo, ainda o Nogueira era do Belém, julgo que foi nessa pré-época que assinou por nós.
Um golão, o 2-0, lembro-me bem... fez 3 cuecas a adversários, a um médio, ao def esquerdo, salvo erro o Santillana e a cueca final ao GR Arconada!... foi de bandeira!

Bulhão disse...

Belo post sobre um belo jogador. Só uma pequena correcção: o Nogueira estreia-se pelo Sporting logo na 1.ª jornada contra o Belenenses (2-2). É suplente utilizado. O texto refere que a estreia ocorreu na segunda jornada.
Abraço.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Bulhão. Agradeço a sua correção. Pensava mesmo que o Nogueira não tinha jogado na 1ª jornada, pois na ficha desse jogo não aparecem quaisquer substituições da parte do Sporting. Mas pode ter sido um erro. Irei de imediato proceder à respetiva correção. Obrigado e até uma próxima oportunidade. Cumprimentos cordiais.