sábado, 28 de novembro de 2009

Sporting - 0 / Benfica - 0 (1985-86)

Há quase 24 anos, nas vésperas do Natal de 1985, mais concretamente a 21 de Dezembro de 1985, realizou-se mais um "derby" entre os 2 eternos rivais, Sporting e Benfica, a contar para a 14ª jornada (penúltima da 1ª volta) do Campeonato Nacional da época de 1985/86.
O jogo realizado no Estádio José Alvalade, num sábado à noite, viria a terminar como começou, isto é, empatado (0-0). Na edição do jornal "A Bola" desse sábado, vinha publicada na capa a já habitual e indispensável caricatura da autoria do mestre Francisco Zambujal, alusiva ao "derby" que se iria realizar nessa noite.
É precisamente essa caricatura que apresentamos na foto em cima, a qual retrata, na perfeição, o duelo que iria ser protagonizado, nomeadamente, pelos 2 treinadores dos rivais lisboetas, Manuel José (à direita), técnico do Sporting e o inglês John Mortimore (à esquerda), técnico do Benfica. Os 2 treinadores estão magnificamente caricaturados e disfarçados de Pai Natal, tentando, cada um, entrar primeiro que o outro na chaminé da casa, ou seja, chegar ao 1º lugar do campeonato.
Após o empate (0-0) verificado no final dos 90 minutos do jogo de Alvalade, e a uma jornada do fim da 1ª volta do campeonato, os "3 Grandes" encontravam-se, curiosamente, empatados no topo da classificação, com 22 pontos cada, tendo o Sporting o melhor ataque do campeonato e o Benfica a melhor defesa da prova.
Para a história, deixamos aqui a constituição da equipa leonina que alinhou diante do Benfica naquela noite fria de Dezembro de 1985:
Damas; Gabriel, Morato, Venâncio e Fernando Mendes; Carlos Xavier, Jaime Pacheco, Sousa e Mário Jorge; Manuel Fernandes (cap.) e Jordão.
Repare-se nesta equipa 100% portuguesa e recheada de internacionais! Que saudades! E que grande equipa era esta, constituída, de facto, por alguns dos melhores jogadores do futebol português e da História do Sporting!
A título de curiosidade, refira-se que o F.C. Porto sagrou-se campeão nacional, com 49 pontos, após um final de prova emocionante e disputadíssima, na qual o Benfica ficou em 2º lugar (47 pontos) e o Sporting em 3º lugar (46 pontos), a apenas 3 e 2 pontos de distância, respectivamente, de "dragões" e "águias".
Na verdade, dada a equipa que os "leões" possuíam nessa época, poderiam ter sido perfeitamente campeões nacionais. As duas derrotas consecutivas, no início de Março, no Bessa (2-1) e em Alvalade (1-0), diante do F.C. Porto, constituiram os jogos decisivos (23ª e 24ª jornadas) que ditaram o afastamento do Sporting da luta pelo título.

2 comentários:

Anónimo disse...

Depois na 2ª volta fomos a luz ganhar 2-1 e dar o titulo ao Porto

SE...tivessemos ganho ao porto em alvalade teriamos sido campeoes

Leão do Lumiar disse...

Excelente pontinho ganho a um GRANDE.Parabéns SPORTING.