sábado, 14 de novembro de 2009

Valckx

Stanislaus Hemicus Christina Valckx, nascido a 20 de Outubro de 1963, em Nen Welden (Holanda), foi um dos melhores defesas centrais estrangeiros que passaram pelo Sporting na década de 90.
Stan Valckx jogou no Sporting durante 3 épocas, mais concretamente, em 1992/93, 1993/94 e 1994/95, tendo realizado um total de 90 jogos de "leão ao peito" e marcado 6 golos.
Valckx chegou a Alvalade no início da temporada de 1992/93, acompanhado pelo novo técnico do Sporting, o inglês Bobby Robson que tinha sido seu treinador no PSV Eindhoven. Valckx, então com 29 anos, estreou-se com a camisola do Sporting, no dia 22 de Agosto de 1992, no Estádio José Alvalade, diante do Tirsense, em jogo que terminou empatado (0-0).
Ao serviço dos "leões", Valckx conquistou uma Taça de Portugal, precisamente na sua ultima temporada em Alvalade (1994/95), com vitória por 2-0, frente ao Marítimo. Na época anterior, tinha sido finalista vencido da mesma competição, diante do F.C. Porto.
Nas duas primeiras temporadas, Valckx foi titular indiscutível e o "patrão" da defesa do Sporting, tendo sido um dos jogadores mais utilizados do plantel leonino, com 82 jogos efectuados. Na temporada de 1994/95, Valckx apenas foi utilizado em 8 partidas, deixando de ser opção, como titular, por parte de Carlos Queiroz, o qual apostou na dupla de centrais constituída por Marco Aurélio e Naybet.
Stan Valckx era um defesa de grande eficácia, combativo e aguerrido, possuidor de uma boa técnica individual e que jogava com uma grande simplicidade de processos, sendo, ainda, um excelente profissional, brioso e dedicado, que dava tudo em campo em prol do colectivo.
Após abandonar o Sporting, no final da época de 1994/95, Valckx regressou à Holanda, ingressando novamente no clube onde se havia notabilizado, o PSV Eindhoven, onde viria a terminar, com 36 anos, a sua bonita carreira, no final da temporada de 1999/2000, devido a uma lesão.
Ao serviço do PSV Eindhoven, Valckx conquistou 4 Campeonatos e duas Taças da Holanda. Em representação da selecção holandesa, Valck foi 20 vezes internacional A, tendo estado presente na fase final do Campeonato do Mundo dos EUA, em 1994.
Stan Valckx será para sempre recordado como um exemplo de profissionalismo ao longo da sua longa carreira desportiva, nomeadamente, nas 3 épocas que passou em Alvalade, sendo dos jogadores estrangeiros da História do Sporting que mais saudades deixaram entre os sportinguistas que tiveram o prazer e o privilégio de o ver jogar.

12 comentários:

sloct disse...

Um GRANDE profissional, é o melhor que se pode dizer de "Stan the man", como era conhecido no PSV.

NUNO RAMOS disse...

Muito bom mesmo, do melhor que passou por Alvalade... recordo-me de um golão dele do meio da rua.

sloct disse...

Também eu Nuno, num 4-0 ao Boavista, foi dos melhores golos que alguma vez vi em Alvalade.

NUNO RAMOS disse...

Não assisti a esse jogo, só vi o resumo, por isso é que não me lembrava da equipa Sloct.

IL-DUCE disse...

Se foi do meio da rua, nao contou. Tinha era que ser no relvado. LOL

IL-DUCE disse...

Muito bem sacada esta foto para este blog. Bom trabalho, Ramos. Este homem merece este destaque.
Saudacoes Leoninas

NUNO RAMOS disse...

O Alexandre é que teve o trabalho e eu é que recebo os elogios, bem visto lollollol!

Dingo disse...

Sloct,

"Stan the Man" era um jogador the baseball.

Uma vez, numa visita ao Papa, no Vaticano [porque o Papa era polaco e o Stan Musial era de descendência polaca], ele virou-se para o Papa e disse que também era um "Cardinal" ("Cardial"). O Papa olhou de volta para ele, com cara de quem não gostou da piada. Resulta que o Stan "The Man" Musial teve que explicar ao Papa que ele era um "Cardinal" porque jogava para o Saint Louis Cardinals. O Papa deve-lhe ter perdoado a... gracinha!

Link: — https://www.stan-the-man.com/

sloct disse...

Eu sei Dingo, esse é o original, mas depois houve várias cópias, o Stan Collymore, o Stan Valckx, o Jaap Stam, e agora até o tenista, Stanislav Vawrinkas, estes pelo menos sei que também levaram com esta alcunha.

Dingo disse...

Sloct,

Entendido.

Peyroteo disse...

Grande jogador!

Joao Dinis disse...

Caro Amigo, Nuno Ramos, Golão de Valckx vi eu em avalade contra o Belenenses, o primeiro de 3 (a zero). Um dos melhores defesas que vi actuar em avalade, ao nível do Marco Aurélio, Naybet e Luisinho (e até do Yordanov, esse grande jogador polivalente, que até a jogar à defesa era considerado o melhor em campo)!!