sábado, 5 de dezembro de 2009

Conceição Alves

O Sporting é, incontestavelmente, o clube com o mais rico palmarés do Atletismo Português. Para tal, contribuíram a dedicação, o empenho, o trabalho, a qualidade e o valor de dirigentes (caso de Salazar Carreira), treinadores (caso de Mário Moniz Pereira) e, sobretudo, dos atletas que, ao longo da História do Sporting, alcançaram inúmeras vitórias e conquistaram muitos títulos, quer individuais, quer colectivos, nesta modalidade.
Com efeito, o atletismo tem sido, desde a fundação do clube de Alvalade e ao longo dos anos, indiscutivelmente, a modalidade de maior sucesso na História Eclética do Sporting, permitindo aos "leões" manter, desde sempre e, ano após ano, uma hegemonia interna incontestável e, igualmente, elevar o nome de Portugal bem alto além fronteiras, através dos bons resultados alcançados por parte dos atletas leoninos, quer nas competições de clubes, quer a nível de selecções, prestigiando, assim, o Atletismo Português.
De entre os muitos atletas de prestígio e qualidade que fizeram toda a sua carreira no Sporting, e que conquistaram, de "leão ao peito", grandes triunfos, destaca-se Conceição Alves, que foi, de facto, uma das mais valorosas e completas atletas portuguesas de todos os tempos.
Na verdade, Conceição Alves foi uma atleta dotada de grande versatilidade e polivalência, conseguindo obter grandes resultados em várias especialidades: barreiras, saltos, lançamentos e provas combinadas.
Conceição Alves dominou o panorama do atletismo feminino durante a 2ª metade da década de 70 e princípio da década de 80, mais concretamente, entre 1974 e 1981, período de tempo no qual foi, por mais de uma vez, recordista nacional de 100 metros barreiras, salto em altura, salto em comprimento e heptatlo.
Conceição Alves conquistou um total de 13 Campeonatos de Portugal, entre as diversas especialidades: 4 nos 100 metros barreiras, 3 no salto em altura, 2 no salto em comprimento, 2 nos 4 x 100 metros, 1 no heptatlo 1 no lançamento do peso.
Conceição Alves merece, pois, com toda a justiça, figurar na galeria dos maiores atletas da História do Atletismo leonino, ao lado de Álvaro Dias, Manuel Faria, Manuel de Oliveira, Carlos Lopes, Fernando Mamede, José Carvalho, Aniceto Simões, Domingos e Dionísio Castro, Rui Silva, Francis Obikwelu e Naíde Gomes, entre outros.
A foto que apresentamos em cima refere-se à capa da revista "Golo" (nº17, de 29 de Dezembro de 1976), na qual podemos observar Conceição Alves (em baixo) a disputar uma prova de 100 metros barreiras.

Sem comentários: