quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Hadji


Mustapha Hadji, nascido a 16 de Novembro de 1971, em Ifrane (Marrocos), foi um dos bons futebolistas africanos que passaram pelo Sporting durante a década de 90.
Quando ingressou no Sporting, no início da época de 1996/97, proveniente do Nancy (França), Hadji era já um jogador consagrado e internacional pelo seu país, tendo estado, inclusivamente, presente, ao serviço de Marrocos, no Campeonato do Mundo de Futebol dos EUA, realizado em 1994, competição onde foi titular absoluto, efectuando todos os jogos pela sua selecção, num total de 3.
Hadji era um médio ofensivo e um organizador de jogo de enorme talento, com uma excelente técnica individual, uma grande qualidade de passe e visão de jogo.
Hadji estreou-se, com a camisola do Sporting, a 23 de Agosto de 1996, em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1996/97, tendo-se estreado, igualmente, a marcar com a camisola leonina, na vitória dos "leões" por 3-1, diante do Sporting de Espinho, no Estádio Comendador Manuel Violas.
Hadji jogou durante duas temporadas em Alvalade, ao longo das quais provou ser um jogador de classe, realizando um total de 52 jogos e marcando 8 golos. Na sua 1ª época de "leão ao peito", o médio marroquino disputou 36 jogos e mostrou, de facto, tratar-se de um bom reforço, convencendo, desde logo, a massa associativa e os adeptos sportinguistas e assumindo-se como titular indiscutível dos "leões".
Contrariamente àquilo que se esperaria, a época seguinte já não correu tão bem para o médio marroquino, tendo este realizado apenas 16 jogos, deixando de ser opção assídua na equipa titular leonina. No final dessa temporada de 1997/98, Hadji abandonou o Sporting, descontente com o facto de ter sido poucas vezes utilizado durante aquela última época.
Ainda assim, Hadji voltou a fazer parte dos seleccionados para representar a selecção de Marrocos no Campeonato do Mundo de França, que se realizou nesse Verão de 1998, tendo voltado a ser totalista da selecção, com 3 jogos realizados e 1 golo marcado, na partida inaugural frente à Noruega.
Fruto das boas exibições efectuadas ao serviço da selecção marroquina, Hadji foi contratado pelo Deportivo da Corunha (Espanha). Aliás, no final desse ano de 1998, Hadji seria eleito o melhor jogador africano, conquistando a prestigiosa "Bola de Ouro" de África, juntando-se, assim, a outros 2 grandes jogadores leoninos, o maliano Keita e o nigeriano Amunike, que também já haviam conquistado o famoso troféu.
Depois de já ter jogado em França, antes de chegar a Alvalade, e após uma passagem por Espanha, após sair do Sporting, Hadji ainda experimentou o futebol inglês, tendo representado o Coventry City e o Aston Villa.
De Hadji ficará sempre a recordação do "perfume" do seu futebol profundamente tecnicista e virtuoso, de grande beleza estética e visual, que deixou saudades, sobretudo, na sua 1ª época em Alvalade.

7 comentários:

M. Paim disse...

Acho que há um erro...ele saiu em 1997/98 no Mercado de Inverno, pois ainda jogou nessa época pelo Depor sendo considerado o melhor jogador africano.
Penso que a rescisão dele teve a ver com pedido de aumento de ordenado recusado.

carlos disse...

SIM O HADJI SAIU NO MERCADO DE INVERNO DA ÉPOCA 97/98. TENDOD EPOIS O SPORTING RECEBIDO DO CORUNHA UMA VERBA SIGNIFICATIVA.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Miguel Paim. É possível que estejas certo. Sinceramente, eu não me recordava que ele tivesse saído a meio da 2ª época (1997/98). De qualquer maneira, agradeço a tua correcção e esclarecimento. Quanto ao resto, também já tinha escrito que Hadji tinha sido eleito o melhor futebolista africano de 1998.
Um abraço e até breve.

Cantinho do Morais disse...

Rescinde o contrato sem justa causa e em letígio e com o Sporting e ingressa no Corunha. O Depor, devido às boas relações que tinha com o Sporting (o Naybet tinha sido vendido para lá 2 anos antes) paga cerca de 4 milhões de euros (800 mil contos), pois sabia que na FIFA seria dada razão ao Sporting.

Bom jogador, numa época onde a escassez de bons jogadores reinava em Alvalade. Faz uma grande 2ª parte da 1ª época, com o Octávio, sendo importante em alguns golos que nos levam à Liga dos Campeões na época a seguir. Das poucas boas contratações de Norton de Matos e de Waseige.

luxleo disse...

Um Bom-Ano para todos
O Hadji aínda hoje joga no principal escalão do futebol luxemburguês, no clube C.S. Fola, embora que quando cá chegou este clube jogava no segundo escalão, tendo conquistado o título e respectiva promoção muito graças à influência de Hadji.
http://www.fola.lu/?q=content/cs-fola/fanion

José Sarmento disse...

Ainda joga!? Com 39 anos? Boa.

Anónimo disse...

E este Fantastico jogador ainda continua a jogar mas num nivel mais amador! Ele mora em frança, perto da fronteira com o luxemburgo e esta a jogar num clube na 2ª divisao do Luxemburgo ... Saudaçoes Leoninas