segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Kostov

Vanio Kostov, nascido a 7 de Setembro de 1955, em Bourgas, na Bulgária, foi um dos jogadores estrangeiros de qualidade que passou pelo Sporting, na 1ª metade da década de 80.
Kostov era um internacional búlgaro bastante experiente, que jogava no lugar de médio centro, alinhando, muitas vezes, na posição de médio mais defensivo, como trinco. Kostov era um futebolista de uma craveira técnica bastante razoável, com um bom sentido táctico e posicional em campo, destacando-se, sobretudo, como jogador voluntarioso, de grande disponibilidade física e de uma enorme entrega ao jogo.
Kostov ingressou no Sporting, no início da época de 1981/82, com 27 anos acabados de fazer. Em Alvalade, permaneceu durante 3 temporadas, transferindo-se, no final da época de 1984/85, para o Belenenses, insatisfeito pelo facto de, praticamente, não ter sido utilizado nessa última temporada, pois apenas efectuou 3 jogos.
Kostov estreou-se, com a camisola do Sporting, a 17 de Outubro de 1982, num jogo a contar para a 6ª jornada do Campeonato Nacional, realizado em Portimão, tendo o Sporting vencido o Portimonense, por 1-0. Ao serviço dos "leões", Kostov conquistou, na sua 1ª época em Alvalade, a Supertaça "Cândido de Oliveira", com uma vitória do Sporting, por 6-1, diante do Sporting de Braga, no jogo da 2ª mão, após derrota, por 2-1, no 1º jogo, em Braga.
Kostov realizou, de "leão ao peito", um total de 69 jogos, tendo marcado 9 golos. Nas duas primeiras temporadas, Kostov foi um dos jogadores mais utilizados do plantel leonino, afirmando-se como titular indiscutível dos "leões" na 2ª época (1983/84), na qual rubricou, de facto, as sua melhores exibições com a camisola leonina, e em que confirmou tratar-se de um bom reforço, embora, na temporada seguinte, não tenha sido opção do treinador recém-contratado, o galês John Toshack.

Sem comentários: