quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Liedson (O Levezinho)

Liedson da Silva Muniz, mais conhecido por Liedson (Levezinho), nasceu no Cairu (Bahia) a 17 de Dezembro de 1977. Em agosto de 2009 após o processo de naturalização, Liedson, foi convocado pela Selecção Portuguesa, para os jogos de qualificação para o campeonato do Mundo na Africa do Sul. Nos poucos jogos que fez Liedson já marcou 2 golos por Portugal. Devido há boa época pelo Poções, Liedson passou pelo Prudentópolis e pelo Coritiba. Em 2002, jogou o Campeonato Brasileiro pelo Flamengo e deixou boa impressão, já que, em apenas 29 partidas disputadas, chegou a marcar 15 vezes. No início de 2003, assinou contrato com o Corinthians, porém, no meio daquele ano, transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal. Atacante veloz, de grande mobilidade, boa impulsão, espontaneidade e exímia finalização, Liedson é dono de uma inata capacidade para marcar golos, sendo considerado por muitos adeptos, como um dos melhores jogadores do mundo actuar naquela posição. Os seus números pelo Sporting são impressionantes, senão vejamos:
- Na época 2004/05, Liedson foi o melhor marcador da Superliga de Portugal, com 25 golos, em 34 partidas; e o segundo melhor marcador da Taça UEFA, com 9 golos.
- Na época 2005/06, foi o segundo melhor marcador do Campeonato Português, com 15 golos, em 31 partidas.
- Na época 2006/07, voltou a ser o melhor marcador do Campeonato Português, com 15 golos, em 28 partidas.
Conquistas de Liedson ao serviço do Sporting:
- 2006/07, o Sporting conquistou a Supertaça de Portugal e a Taça de Portugal.
- 2007/08, o Sporting voltou a repetir o ano transato, e Liedson conquistaria mais duas Taças.
A 13 de Setembro de 2009, Liedson marca o golo nº 100 no Campeonato Nacional (em 176 jogos), no 250º jogo oficial com a camisa do Sporting.

Curiosidades
- Liédson é conhecido entre os Sportinguistas como "Levezinho".
- No seu primeiro jogo no Sporting, o seu nome nas costas da camisa tinha o 'S' ao contrário, o próprio Liédson tomou-o como um amuleto e passou a usá-la assim por algum tempo.
- "LIEDSON RESOLVE" é o lema de uma das faixas que os adeptos do Sporting começaram a envergar em todos os jogos do Sporting.
- Liedson marcou o centésimo golo pelo Sporting, em 2008, no jogo contra a Roma para Champions League.
- A 22 de Outubro de 2008, Liedson tornou-se o melhor marcador de sempre da história do Sporting nas competições europeias, marcou o 19º golo na UEFA, jogo da Champions League entre Shakhtar e Sporting (0-1).
- A 18 de Janeiro de 2009, Liedson tornou-se o melhor marcador estrangeiro de sempre na história do Sporting ao marcar 3 golos num jogo para a Taça da Liga contra o Paços de Ferreira (5-1).

2 comentários:

Cristina Costa disse...

AS MELHORAS PRA O NOSSO GRANDE LEVEZINHO!!

SPORTINGGGGGGGGGG SEMPREEEEEEE

sloct disse...

O único jogador de classe mundial que temos actualmente, por muito que custe a alguns iluminados que o contestam.