sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Lima

José António Ramalho de Lima, nascido a 16 de Outubro de 1966, em Lisboa, foi um dos bons extremos esquerdos que jogou no Sporting, no final da década de 80 e início da década de 90.
Lima foi outro dos excelentes "produtos" provenientes da escola de formação leonina, tendo integrado, com 19 anos, o plantel sénior do Sporting, na época de 1985/86.
Lima era um extremo esquerdo dotado de uma boa técnica individual, com um excelente poder de finta e com um belíssimo pé esquerdo. Lima gostava de jogar bem aberto no flanco esquerdo, colado à linha lateral, e quando embalava em velocidade tornava-se extremamente perigoso, pois efectuava, desde a linha de fundo, cruzamentos bem medidos para os avançados. Um dos seus maiores defeitos era o de, por vezes, se agarrar demasiado à bola, demorando a soltá-la.
Lima estreou-se com a camisola do Sporting a 6 de Abril de 1986, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a 28ª jornada e antepenúltima do campeonato, no qual o Sporting venceu, por concludentes 6-1, o Sporting da Covilhã.
Lima jogou durante 7 épocas em Alvalade, mais concretamente, entre 1985/86 e 1991/92. Nas duas primeiras épocas, Lima efectuou apenas 5 jogos. Aliás, ao longo daquelas 7 temporadas, Lima nunca se conseguiu afirmar como titular na equipa do Sporting. Apesar de nas 5 temporadas seguintes, a partir de 1987/88, Lima ter efectuado mais partidas, acabou, ainda assim, por realizar apenas um total de 71 jogos, com 8 golos marcados. A melhor época de Lima com a camisola do Sporting aconteceu em 1988/89, na qual efectuou um total de 22 jogos. Nas restantes temporadas, o máximo de jogos que atingiu foi 12 em 1989/90 e 13 em 1991/92.
Apesar das suas inegáveis qualidades, o que é certo é que Lima acabou por não singrar em Alvalade, assinando prestações bastante irregulares de "leão ao peito" e não conseguindo, assim, convencer os adeptos sportinguistas, que depositavam nele grandes esperanças.
Em representação da Selecção Nacional A, Lima ainda conseguiu ser duas vezes internacional, na melhor fase da sua carreira.
No final da época de 1991/92, Lima, então com 26 anos, abandonou o Sporting, ingressando no Vitória Sport Clube (Guimarães), ao serviço do qual permaneceu apenas durante uma temporada, aliás, sem grande sucesso.
Entretanto, depois de ter encerrado relativamente cedo a carreira de jogador, Lima prosseguiu estudos, tendo concluído a Licenciatura em Educação Física, pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa. A partir daí, enveredou pela carreira de treinador, acabando por regressar, mais tarde, ao Sporting onde passou a ser o treinador da equipa de juniores leonina. Nesta nova função, Lima realizou um excelente trabalho em Alvalade, sagrando-se bicampeão nacional de juniores em duas épocas consecutivas (2007/08 e 2008/09).
Até que, recentemente, foi escolhido para treinador-adjunto de Carlos Carvalhal, que substituiu o demissionário Paulo Bento no comando técnico da equipa sénior leonina.

2 comentários:

Joao Dinis disse...

Quando me lembro do Lima vem-me logo à cabeça, um celebre jogo realizado em Alvalade com o FC Porto (89/90), em que ele por DUAS vezes de BALIZA ABERTA (ou seja, VITOR BAIA fora dela) falha escandalosamente... fomos salvos por um autogolo (!!!) de André a fechar o pano...vencemos por 1-0...

Mas mesmo assim ainda jogava HOJE na equipa titular!!!

sloct disse...

Claramente o melhor jogador que vi na 2ª B até hoje. Não era nenhum fora-de-série, mas era um jogador de muita qualidade, que passou ao lado duma carreira muito melhor.

E concordo em absoluto, hoje era titular de caras no Sporting, e que útil que seria.