quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Morato

António Maurício Farinha Henriques Morato, nascido a 6 de Novembro de 1964, em Lisboa, foi um dos bons defesas centrais portugueses que jogaram no Sporting durante a década de 80.
Curiosamente, Morato é filho de outro Morato, também defesa central, que jogou no Sporting na década de 60.
Morato foi mais um "produto" saído da excelente escola de formação do clube de Alvalade, tendo-se destacado nas camadas jovens do Sporting como um grande defesa central. No seu último ano de júnior, na época de 1982/83, Morato sagrou-se campeão nacional da categoria, numa grande equipa da qual faziam parte outras jovens promessas leoninas, casos do guarda-redes Sérgio, Germano, Fernando Mendes, Ferrinho, Eugénio, Litos e Futre, entre outros.
Morato entrou para o plantel sénior do Sporting no início da época de 1983/84, então prestes a completar 19 anos, tendo-se estreado com a camisola leonina apenas a 1 de Abril de 1984, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a 24ª jornada do campeonato, diante do Vitória Futebol Clube (Setúbal), tendo o Sporting vencido a equipa sadina por 3-1.
Morato jogou durante 6 temporadas de "leão ao peito", mais concretamente, entre 1983/84 e 1988/89, ao longo das quais realizou um total de 178 jogos, tendo marcado 6 golos. A partir da época de 1984/85 (inclusivé), Morato afirmou-se como titular indiscutível no centro da defesa leonina, formando uma boa dupla, nomeadamente, com Venâncio.
Morato destacou-se sobretudo na posição de líbero, revelando, de facto, uma grande apetência para o lugar, graças a um bom sentido posicional, a uma grande rapidez na abordagem dos lances e a ir ao encontro dos adversários, saindo facilmente a jogar com a bola dominada, possuindo uma boa técnica individual e mostrando capacidade de liderança no sector defensivo.
A partir de determinada altura, pensou-se que Morato iria afirmar-se definitivamente como "patrão" da defesa leonina para a década de 90, porém, tal expectativa não se veio a confirmar, pois o defesa abandonou o Sporting no final da década de 80, mais precisamente no Verão de 1989. Em matéria de títulos, Morato apenas conquistou uma Supertaça "Cândido de Oliveira" na época de 1987/88, vencendo o Benfica em 2 jogos, com vitórias por 3-0 no Estádio da Luz e por 1-0 no Estádio José Alvalade.
Após ter representado os vários escalões das selecções nacionais jovens, incluindo a selecção de esperanças (Sub-21), Morato foi chamado a representar também a Selecção Nacional A por 6 vezes, tendo estado, inclusivamente, presente na fase final do Campeonato do Mundo do México, em 1986, de tão má memória para Portugal. Ao nível da selecção principal, pensava-se que Morato poderia vir a ser o titular da defesa de Portugal para o futuro, mas tal acabou igualmente por não se verificar.
Aliás, em relação a Morato, pode-se afirmar que passou ao lado de uma grande carreira, na medida em que, no início da sua carreira de jogador profissional, dadas as suas enormes qualidades e valor futebolísticos, se lhe vaticinava um futuro auspicioso, o qual, no entanto, por um motivo ou por outro, não se veio a confirmar.
A título de curiosidade, repare-se na presença insistente do número 6 na vida e carreira de Morato: nasceu a 6 de Novembro, foi 6 vezes internacional A, jogou 6 épocas no Sporting e marcou 6 golos!

2 comentários:

Dingo disse...

Este Morato deu nas vistas inicialmente, mas depois com o tempo foi-se 'diluindo' e acabou... passando ao lado duma grande carreira.

Por sinal, alguém possui a ficha da carreira do Morato pai? Eu sei que ele jogou no Sporting, mas não por muito tempo.

Obrigado e um abraço

sloct disse...

Este é um dos meus ódios de estimação, sempre embirrei com ele, sempre o achei um jogador muito fraquito.