sábado, 19 de dezembro de 2009

O Armazém Leonino faz um ano!

Capa da revista "Selecções Desportivas - Extra" (Junho de 1979)

Faz hoje, dia 19 de Dezembro, precisamente um ano, nascia o Armazém Leonino, um blogue que, como o próprio nome sugere, pretendia constituir-se como um vasto arquivo fotográfico e documental destinado a divulgar a longa, rica e gloriosa história do clube português mais eclético e de maior palmarés desportivo: O Sporting Clube de Portugal.
Na verdade, o Armazém Leonino foi criado com o propósito claro de dar a conhecer, sobretudo, através do poder atractivo e da força cativante das imagens, a história gloriosa e inigualável do Sporting. Tendo em vista a concretização deste objectivo, todos os dias foram sendo apresentadas fotos, vídeos e textos/artigos alusivos ao fantástico mundo sportinguista e ao seu rico e centenário historial.
Com efeito, ao longo de um ano, foram mostrados e divulgados imensos e variados materiais constituídos por capas e páginas de revistas e jornais, cadernetas, cromos e calendários, nos quais se apresentaram as equipas e os jogadores leoninos de várias modalidades que ajudaram a fazer a história deste grande clube.
Num ano, o Armazém Leonino soube, humildemente, conquistar, com "esforço, dedicação e devoção" o seu próprio espaço na imensa blogosfera desportiva e, em particular, na blogosfera leonina, sendo hoje, em dia, um blogue de referência e de visita obrigatória por parte da vasta comunidade de amigos sportinguistas que fazem o favor de nos visitar e que nos honram com a sua presença e participação.
De facto, o Armazém Leonino é já um blogue bastante visitado, comentado e elogiado, com uma dinâmica de funcionamento e de participação muito interessante, no qual estamos abertos a todas as ajudas, opiniões e sugestões que contribuam para o enriquecimento e valorização do blogue.
Num ano, foram feitas 1213 postagens, a uma média superior a 3 postagens por dia, o que é notável, pois mostra a procupação, o esforço e a motivação de manter o blogue sempre activo, dinâmico e actualizado, o que, convenhamos, nem sempre é fácil de conseguir, dadas as ocupações profissionais e familiares dos dois editores. Até hoje, o Armazém Leonino foi alvo de quase 40 000 visitas e de praticamente 98 000 "page views", números estes que também nos deixam satisfeitos, embora pretendamos atingir números maiores.
A propósito de números, em Outubro e Novembro deste ano, o Armazém Leonino encontrava-se classificado, respectivamente, em 44º e 38º lugar (subida de 6 lugares de um mês para o outro), no "blog ranking" do site Futebol Magazine, que elabora o "top 50" dos blogues nacionais de cariz desportivo. Ou seja, nos dois meses anteriores, o Armazém Leonino estava colocado entre os 50 maiores blogues de futebol portugueses, facto este que muito nos orgulha e enche de satisfação.
O Armazém Leonino vai continuar a "desenterrar" tesouros, relíquias, raridades e preciosidades do passado glorioso do Sporting, pois uma das finalidades deste blogue é precisamente preservar e perpetuar a memória e a história do Sporting. Portanto, vamos continuar a ser uma espécie de repositório e de acervo bibliográfico de curiosidades, episódios, "estórias", estatísticas e recordes relativos ao universo leonino.
Como recordar é viver, vamos continuar a retratar, a ilustrar, a descrever e a analisar as figuras/atletas/jogadores, as equipas, os resultados, as competições, os troféus, as vitórias e derrotas, as conquistas e falhanços, mas, acima de tudo, queremos glorificar e engrandecer a fabulosa e inesquecível história do Sporting, que se tornou num "clube tão grande como os maiores da Europa"!
O projecto do Armazém Leonino constitui, para nós, um "hobby" que nos dá imenso prazer e satisfação. Queremos e vamos continuar a trabalhar para melhorar ainda mais o nosso blogue, com a preciosa ajuda e colaboração dos nossos visitantes e amigos sportinguistas. Amanhã, dia 20 de Dezembro, voltamos, como habitualmente, ao convívio dos nossos amigos e visitantes sportinguistas. Até lá, aceitem um forte abraço do Nuno Ramos e do Alexandre Ribeiro.
Viva o Armazém Leonino! Viva o Sporting!

Contracapa da mesma revista

8 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Caros:
Parabéns e continuem com o excelente trabalho.
Abraço Leonino

Rui Martins disse...

Parabéns, Nuno e Alexandre pelo excelente trabalho! Espero que continuem com este Armazém leonino por muitos anos, porque recordar é viver!
Grande abraço e saudações leoninas.

NUNO RAMOS disse...

Julgo que estamos de Parabéns amigo Alexandre, pessoalmente acho que temos vindo a realizar um excelente trabalho... Um obrigado a quem nos visita e em especial áqueles que aqui comentam regularmente. Viva o Sporting!

Anónimo disse...

Muitos parabéns! Não só pelo 1º aniversário (e que seja o primeiro de muitos) mas pricipalmente pela obra feita.
O Sporting e os Sportinguistas agradecem-vos!
Pedro Fernandes

Sportinguista disse...

Parabéns e continuação de bom trabalho.
Um forte abraço

sloct disse...

Que seja o primeiro de muitos aniversários, porque a história do nosso clube tem matéria para muitos e longos anos.

Com um ano o Armazém é apenas um bebé, mas já é um bebé bem crescido.

Parabéns amigos, e continuem este excelente trabalho.

M. Paim disse...

Muitos parabéns! Abraço e continuação de bom trabalho!

Joey disse...

Parabéns a todos pelo esforço e trabalho magníficos. Convosco o Sporting é eterno. Aqui estaremos todos para mais um ano de "vício"

Saudações Leoninas