sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

1ª vitória leonina fora de casa na UEFA: D.O.S. Utrecht - 3 / Sporting - 4 (1958/59)

Na temporada de 1955/56, o Sporting teve o privilégio de ser a 1ª equipa portuguesa a estrear-se nas Competições Europeias de Clubes, mais concretamente, na Taça dos Campeões Europeus, cuja competição arrancava, precisamente naquela época, com a sua 1ª edição. Porém, a estreia não foi a melhor, pois o Sporting seria eliminado, logo na 1ª eliminatória da prova, pelo Partizan Belgrado (ex-Jugoslávia), por um total de 8-5 no conjunto das duas mãos (3-3 no Estádio Nacional e 5-2 em Belgrado).
Este jogo de estreia da equipa leonina teve ainda a particularidade de ter proporcionado ao avançado leonino João Martins a honra de ser o 1º marcador oficial desta competição, quer a nível nacional, quer a nível europeu.
Na temporada de 1958/59, devido ao facto de se ter sagrado campeão nacional na época anterior, o Sporting voltou a marcar presença na Taça dos Campeões Europeus e, desta vez, teve melhor sorte, pois tornou-se, por um lado, na 1ª equipa portuguesa a passar a 1ª eliminatória de uma competição europeia e, por outro lado, a ganhar um jogo fora de casa numa competição da UEFA.
Com efeito, a 1 de Outubro de 1958, em Utrecht (Holanda), em jogo a contar para a 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça dos Campeões Europeus, o Sporting venceu o D.O.S. Utrecht por 4-3, tendo os golos leoninos sido apontados por Hugo e Ivson que fez um "hat-trick".

Para a história, recordemos a constituição da equipa leonina que venceu, pela 1ª vez, um jogo fora de casa a contar para uma prova europeia de clubes:
Octávio de Sá; Galaz e Pacheco; Martins, Morais e Fernando Mendes; Hugo, Caraballo, Ivson, Diego e Vasques.
Como curiosidade, registe-se que, no jogo da 2ª mão realizado no Estádio José Alvalade, o Sporting voltaria a vencer a equipa holandesa, desta vez, por 2-1, com Ivson a bisar. Assim, no conjunto dos 2 jogos, o Sporting fez 6 golos, com Ivson a marcar uma mão cheia deles!

2 comentários:

gord_illo disse...

Nesse cromo a Holanda está desenhada de uma forma bem psicadélica e minimalista....os artistas devem ter feito trabalho de campo pelos diversos locais de entretenimento que não só a cidade de Amsterdão mas, de um modo geral, toda o país tem para oferecer :)

Continuação de um excelente trabalho. Sou um vosso seguidor diário e ávido!

SL
Hugo

o lado do futebol disse...

"Olá título e adeus título".
Vejam:

http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/

Abraço.