segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Equipa de Hóquei em Patins do Sporting 1971/72

O Armazém Leonino congratula-se de trazer mais uma vez à blogosfera leonina, uma foto inédita do hóquei patinado do Sporting, ainda para mais, uma foto do arquivo pessoal do ex-atleta internacional Vitor Ferreira, atleta este, que durante largos anos envergou a camisola leonina como jogador (guarda-redes), e outros tantos como treinador adjunto de Torcato Ferreira, nos anos d´ouro do Hóquei do Sporting. Vitor Ferreira foi também, e durante muito tempo, o guarda-redes de todos nós, conta com várias internacionalizações A, sendo Campeão do Mundo por Portugal em 1967 no campeonato disputado em Itália. Podemos conferir também nesta imagem, a assinatura de outro ilustre Sportinguista e jornalista, o falecido António Capela, que dá nome à nossa actual sala de imprensa na Academia Sporting/Puma. Aos 69 anos Vitor Ferreira continua a treinar, e sempre muito activo, vai pondo em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo de uma vida dedicada e ao serviço do hóquei patinado. Actualmente, este gentlemam, é o treinador das escolinhas do Ginásio Clube de Odivelas .

Constituição de equipa (relatada pelo próprio Vitor Ferreira):
Em cima (esq. - dir.): Júlio Rendeiro, Chana, Lourenço e Paulo.
Em baixo: Eugénio Reis, Vitor Ferreira, Carmelino e Américo Solipa

10 comentários:

carlos disse...

71-72 OU 72/73, O CHANA NÃO VEIO SÓ EM 72 PARA O SPORTING?

sloct disse...

Que GRANDE foto. Magnífica. E fica para mim a surpresa de ver o João Carmelino no Sporting nesta altura, pensei que ele apenas tivesse vindo mais tarde, mas assim sendo, teve duas passagens pelo clube.
E em relação à época eu diria 71/72, porque há uma colecção de cromos em que o Sobrinho ainda aparece na Salesiana, e ele veio para o Sporting uma época após o Chana.
No entanto essa colecção também apresenta como gr suplente do Vitor Ferreira, o Coelho, ex-Salesiana e mais tarde do Belenenses.
O que me leva a pensar que o Carmelino, não desfazendo do seu valor, seria o 3º gr nesta época, porque o Coelho era de valor bem superior.
Mas isso ainda levanta outra questão, sobre o Paiva, o eterno 3º gr. Teria estado fora nesta época???
Uma última nota, a fotografia é do mestre Capela.
Nuno, arranja mais relíquias destas, são mesmo preciosidades.
Certo, certo é que Júlio Rendeiro veio para o Sporting em 71/72.

Carlos disse...

VI UMA BIOGRAFIA DO CHANA EM QUE DIS QUE ELE VEIO PARA O SPORTING EM 72, ALGUÉM PODE CONFIRMAR ISSO? SENDO ASSIM ESTA FOTO SERIA DE 72/73. JÁ NA ANTERIOR FICAMOS SEM SABER SE SERIA 69/70 OU 70/71.

NUNO RAMOS disse...

A foto é sem dúvida de 1972, mas como não diz o mês, talvez seja da época 72/73, vou aguardar mais uns comentários para fazer alteração certa!

CARLOS disse...

olha nuno e chegas-te a confirmar se a anterior de hóquei patins era de 69/70 ou 70/71?

sloct disse...

Um amigo disse-me que tem que ser de 71/72 porque o Solipa foi para Itália em 72/73, tendo voltado em 74/75 para o Sotto Mayor.
Nessa equipa do Sotto Mayor estava também o Saraiva, que tinha sido campeão do mundo em 74 por uma equipa angolana, não me lembro ao certo qual. O Saraiva veio para o Sporting em 75/76, e o Livramento foi para o Sotto Mayor em 75/76, vindo de Itália, tendo ingressado no Sporting na época a seguir.
Voltando ao assunto, é possível que o meu amigo tenha razão desde que, e aí é que estão as dúvidas, o Solipa tenha estado duas épocas em Itália.
E esta também deverá ter sido a última época do Eugénio Reis.
Nuno, tens que perguntar ao sr. Vitor, que ele esclarece a época.

NUNO RAMOS disse...

Vou perguntar domingo, Sloct!
Abraço

Anónimo disse...

JÁ HÁ NOVIDADES QUANTO Á ÉPOCA EXACTA DESTA FOTO??

Anónimo disse...

que grande ser humano o Vitor Ferreira foi durante muitos anos treinador de guarda redes do Sporting clube de portugal e eu tive o privilégio de ser treinado por ele
Um grande abraço a ele e a toda a familia

João Oliveira

Fernando Gomes disse...

O meu tio Vítor com grande estilo,muito orgulho neste tio.....Grande Abração Tio..............