terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Fidalgo



António Henrique Martins Fidalgo, nascido a 7 de Novembro de 1952, em São Félix da Marinha, foi um dos bons guarda-redes portugueses das décadas de 70 e 80, tendo jogado no Sporting durante 4 épocas, mais concretamente, entre 1979/80 e 1982/83.
Após ter representado o Benfica nas temporadas de 1977/78 e 1978/79, Fidalgo ingressou no Sporting no início da temporada seguinte, por troca com Botelho, que passou a representar o Benfica, após ter estado ao serviço do Sporting durante várias épocas.
Durante as 4 temporadas em que representou o clube de Alvalade, Fidalgo realizou apenas 29 jogos de "leão ao peito", marca esta que prova a pouca utilização do guarda-redes como opção para a baliza leonina.
Com efeito, à excepção da sua 1ª temporada em Alvalade (1979/80), na qual alternou a titularidade da baliza dos "leões" com o seu colega de equipa Vaz (Fidalgo efectuou um total de 19 jogos contra os 22 de Vaz), nas 3 épocas seguintes, Fidalgo apenas disputou 10 jogos, tendo realizado somente 2 jogos em cada uma das duas últimas temporadas.
De facto, Fidalgo deparou-se sempre com uma forte concorrência para a baliza, quer em representação do Benfica, quer ao serviço do Sporting, pois na Luz, Bento era o guarda-redes titularíssimo da equipa encarnada e, em Alvalade, o internacional húngaro Meszaros era o dono e senhor da baliza leonina.
Na verdade, neste aspecto, Fidalgo foi um guarda-redes infeliz, pois acabou por não conseguir mostrar totalmente as suas qualidades de guarda-redes, dado o facto de ter ficado sempre "tapado" por Bento e Meszaros, vivendo permanentemente "à sombra" destes 2 grandes guarda-redes.
Fidalgo estreou-se com a camisola do Sporting a 2 de Setembro de 1979, no Estádio do Restelo, em jogo a contar para a 2ª jornada do Campeonato Nacional de 1979/80, tendo o Sporting sido derrotado pelo Belenenses, por 2-1.
Como atrás referimos, esta acabou por ser a melhor época de Fidalgo no Sporting, já que, em jogos a contar para o campeonato nacional, este repartiu quase por igual a titularidade da baliza dos "leões, com 15 jogos efectuados, contra os 16 realizados por Vaz.
Ainda assim, durante o tempo em que permaneceu em Alvalade, Fidalgo acabou por conquistar 2 campeonatos nacionais (em 1979/80 e 1981/82) e uma Taça de Portugal (em 1981/82).
No final da temporada de 1982/83, Fidalgo abandonou o Sporting ingressando no Salgueiros, clube onde veio a terminar a carreira no final da temporada de 1983/84, então prestes a completar 32 anos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Falta o dado curricular mais importante da carreira do Fidalgo. Uma espantosa defesa ao serviço do Sporting que, na continuação do movimento, lhe valeu uma valente cabeçada num poste em Guimarães. Essa defesa, efectuada nos últimos minutos do jogo, praticamente garantiu o campeonato de 79/80. Título em compita directa com o FC Porto, com uma equipa manifestamente inferior - o talento resumia-se ao Manuel Fernandes e ao Jordão e pouco mais - mas que lutava em campo até à exaustão.

Bons tempos, melhores memórias.

Anónimo disse...

É verdade! Parece que o estou a ver a voar para sacar a bola sobre a linha de baliza antes de embater no poste. Grande defesa. O Fidalgo tinha uma agilidade invulgar.

Só uma pequena correcção. A equipa de 79/80 era constituída na larga maioria por "carregadores de piano" mas as excepções talentosas incluíam um senhor chamado Fraguito. Era um jogador do caraças a que só faltou a sorte de não ser apoquentado por lesões frequentes (recorrentes?) para ficar nos anais da bola.

Anónimo disse...

Além da concorrência fortíssima, as lesões no joelho também o acompanhavam, nomeadamente durante as épocas que teve no Sporting.
Grande guarda-redes.