sábado, 9 de janeiro de 2010

McDonald e Eskilsson - dois "flops" leoninos!


De entre as várias contratações falhadas pelo Sporting ao longo da sua história, no que diz respeito à aquisição de futebolistas estrangeiros, o Armazém Leonino destaca, hoje, duas daquelas contratações que se revelaram um autêntico fiasco e uma enorme decepção para todos os sportinguistas. Estamos a referir-nos a dois avançados, curiosamente, ambos altos, loiros e toscos, um inglês e outro sueco, de nome, respectivamente, McDonald e Eskilsson.
Ambos estiveram apenas uma época em Alvalade; McDonald chegou mais cedo que Eskilsson, o 1º chegou na época de 1986/87 e o 2º na época de 1988/89, sendo o avançado sueco, precisamente, uma das célebres "unhas encravadas" do leão, cuja contratação foi levada a cabo pelo presidente do Sporting da altura, Jorge Gonçalves, popularmente conhecido por "O bigodes".
Curiosamente também, ambos realizaram o mesmo número de jogos com a camisola do Sporting, 10 no total, enquanto que, em matéria de golos, McDonald marcou mais um do que Eskilsson: 5 golos apontados pelo avançado inglês contra 6 do avançado sueco.
Os 5 golos marcados por McDonald distribuiram-se da seguinte forma: 1 no campeonato e 4 na Taça UEFA, na célebre eliminatória frente ao Akranes, tendo o Sporting "esmagado" a equipa islandesa, por 15-0, no total da eliminatória, vencendo o 1º jogo por 9-0, na Islândia, e o 2º por 6-0, em Alvalade; McDonald marcou 3 golos no jogo da 1ª mão e 1 golo no jogo da 2ª mão.
Os 6 golos apontados por Eskilsson também se distribuiram por duas competições: 1 no campeonato (tal como McDonald) e 5 numa eliminatória da Taça de Portugal, na qual o Sporting "cilindrou" o Alhandra (Distritais), por 11-0, tendo o avançado sueco facturado por 5 vezes!
Portanto, da passagem destes dois avançados altos, loiros e toscos pelo Sporting fica apenas a recordação de 2 jogos, nos quais, cada um, teve oportunidade de mostrar que sabia marcar golos, mas contra equipas muito modestas e fraquíssimas, que aparecem, pela frente, uma vez por acaso.
Continuando ainda a falar em curiosidades e coincidências entre estes 2 avançados, diga-se que ambos se estrearam de "leão ao peito", na 2ª jornada dos campeonatos das respectivas épocas, tendo ambos os jogos terminado empatados: a 31 de Agosto, em Vila do Conde, Rio Ave-2 / Sporting-2; a 27 de Agosto de 1988, em Alvalade, Sporting-0 / Beira-Mar-0.
McDonald e Eskilsson parecem, na verdade, futebolistas "siameses", dadas as várias semelhanças encontradas no percurso de ambos ao serviço dos "leões", embora, infelizmente, não pelas melhores razões, não tendo nenhum deles deixado qualquer tipo de saudades em Alvalade.

3 comentários:

Lagarto beirão disse...

Este Eskilsson foi realmente um fiasco, mas recordo-me que na época era muito jovem, já era internacional sueco e era apontado na Suécia como tendo um futuro brilhante à frente. Era uma boa aposta que infelizmente não se confirmou, mas não pode ser considerada uma contratação desmiolada como muitas que temos tido...

yotta-yocto disse...

não há hipótese, estou a ver este blog há horas, é realmente fantástico o nosso Sporting.

Unknown disse...

Epah mesmo assim acho que conseguiram marcar mais golos numa unica época, do que Postiga desde que cá está!! lol