quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

"Anos de Ouro" do ecletismo do Sporting!

Na linguagem vinícola, os anos "vintage" estão associados a anos de excelentes colheitas, cujas uvas dão origem a vinhos de excepcional qualidade. Se transpusermos essa linguagem para o desporto e, em particular, para as vitórias e conquistas, em várias modalidades, alcançadas pelo Sporting em determinados anos, podemos também falar em anos "vintage" na longa e rica História do Clube de Alvalade.
O Armazém Leonino foi pesquisar os anos em que o Sporting conquistou mais troféus nas suas modalidades mais representativas e descobriu 5 épocas fantásticas em termos de conquistas, coincidentes com o final da década de 70 e início da década de 80, as quais indicamos a seguir:
- 1977 (8 troféus): Taça dos Campeões Europeus, Campeonato Nacional e Taça de Portugal de Hóquei em Patins; Taça dos Campeões Europeus e Campeonato Nacional de Corta-Mato; Campeonato Nacional de Pista (masculinos); Campeonato Nacional e Taça de Portugal de Ténis de Mesa (femininos).

- 1978 (10 troféus): Campeonato Nacional e Taça de Portugal de Basquetebol; Campeonato Nacional e Taça de Portugal de Hóquei em Patins; Campeonato Nacional de Andebol; Campeonato Nacional de Corta-Mato; Campeonato Nacional de Pista (masculinos); Taça de Portugal de Futebol; Taça de Portugal de Ténis de Mesa (masculinos e femininos).
- 1981 (10 troféus): Campeonato Nacional e Taça de Portugal de Andebol; Campeonato Nacional de Basquetebol; Taça das Taças de Hóquei em Patins; Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato; Campeonato Nacional de Pista (masculinos e femininos); Campeonato Nacional e Taça de Portugal de Ténis de Mesa (masculinos) e Taça de Portugal de Ténis de Mesa (femininos).

- 1982 (7 troféus): Campeonato Nacional e Taça de Portugal de Futebol; Campeonato Nacional de Basquetebol; Campeonato Nacional de Hóquei em Patins; Taça dos Campeões Europeus e Campeonato Nacional de Corta-Mato; Taça de Portugal de Ténis de Mesa (femininos).
- 1984 (6 troféus): Campeonato Nacional de Andebol; Taça dos Campeões Europeus e Campeonato Nacional de Corta-Mato; Taça de Portugal e Taça CERS de Hóquei em Patins; Volta a Portugal em Bicicleta (equipas): Ciclismo.
Registe-se a dezena de troféus conquistados em cada uma das épocas de 1978 e 1981! Absolutamente fantástico! Que saudades destes tempos, ainda não muito longínquos, mas já com mais de 25 anos! Como o tempo passa! Parece que foi ontem que assistimos a estas brilhantes conquistas do nosso querido e glorioso clube. De facto, não é em vão que sempre se afirmou que o Sporting era e continua a ser a maior potência desportiva de Portugal. Acontece que, nos últimos anos, tem-se vindo a assistir a um gradual e progressivo desinvestimento nas ditas modalidades amadoras (nomeadamente com o abandono do basquetebol, do voleibol, do hóquei em patins e do ciclismo) que, como atrás se mostrou, contribuiram, e de que maneira, para tornar o Sporting na maior força eclética nacional.

Esperemos que, em breve, o Sporting volte a apostar nestas modalidades que tantas alegrias proporcionaram aos adeptos leoninos e a toda a família sportinguista num passado não muito distante, o qual urge recuperar o mais depressa possível.

6 comentários:

sloct disse...

A equipa de basquetebol que aqui está representada (uma autêntica relíquia) não foi campeã nacional, é uma equipa do começo da década de 70, que tem o Sobreiro, o Encarnação, o Beto, o Carlos Sousa, e creio que o Jim Jones, irmão do grande Kit Jones, seja o 14.

8 disse...

sloct

Esta equipa de basquete é a equipa da época 68/69 campeã regional, metropolitana e nacional.

Em pé: Hermino Barreto(treinador), Armando Fazenda (dirigente), José Augusto(9),Guimarães (15), José Valente(4), José Mario(14)(cap) e Encarnação(5)
Em baixo: Monteiro(13), Carlos Sousa(8), Sobreiro(10), Ernesto(o actual dirigente E. Ferreira da Silva)(6) e Jorge Leonardo(11).

Quando se fala agora tanto em formação, nesta equipa 6 elementos sairam dos escalões de formação do Clube, tendo 5 deles apenas um clube em toda a sua actividade de basquetebolistas: o Sporting.

Saudações desportivas

Mário-Oeiras disse...

Nuno,
Bonitas recordações, sem dúvida.
Apenas uma nota:
Foi também em 1984, que o Sporting alcançou um feito notável através do seu ciclismo - Paulo Ferreira venceu uma etapa do Tour. E que vitória alcançou o sportinguista! Um triunfo ao "sprint", depois de uma longa fuga, que rendeu ao leão uma vantagem de 17.26 minutos sobre o pelotão. A diferença só não integra a lista dos "tops" da Volta à França porque se tratou de uma escapada que envolveu mais de um ciclista. Seja como for, o 3 de Julho de 84 tornou-se num dia memorável para o ciclismo português.

Mário-Oeiras disse...

Só mais uma coisa...
Não me esqueço das imagens de Paulo Ferreira a chorar desalmadamente após cortar a linha de meta...tinha dado tudo para poder vencer e desse modo homenagear o seu (ex-)chefe de fila e Ídolo - O Grande Joaquim Agostinho, tragicamente desaparecido pouco tempo antes!

P.S.: Aquela camisola às riscas verde e brancas foi capa de diversos jornais internacionais!

Luís Pires disse...

Mais recentemente também podemos destacar as seguintes épocas:

2005-06 (época do centenário)

7 Títulos

Futebol
1 Campeonato Juniores
1 Campeonato Juvenis
1 Campeonato Iniciados

Futsal
1 Campeonato
1 Taça

Atletismo
1 Campeonato Pista Masculino
1 Campeonato Pista Feminino

2007-08

11 títulos

Futebol
1 Taça
1 Supertaça
1 Campeonato Juniores
1 Campeonato Iniciados

Futsal
1 Taça
1 Supertaça

Atletismo
1 Campeonato Pista Masculino
1 Campeonato Pista Feminino

Bilhar
1 Campeonato

Ténis de Mesa
1 Campeonato
1 Taça

sloct disse...

Muito obrigado 8. Nesta altura com os meus escassos 5 anos ia com o meu Pai ver os jogos das modalidades (que na altura eram) amadoras.

Reconheci sem problema o Encarnação, o Carlos Sousa e o Sobreiro, o Monteiro tomei-o pelo Beto, e o Jim Jones estupidamente pelo José Mário.

Se o meu Pai fosse vivo dizia os nomes de todos e ainda me dava um raspanete por não os conhecer. E realmente não conhecer o Ernesto, e o Guimarães, principalmente estes, é inadmissível para mim.

Dou de barato o Prof. Hermínio, porque o reconheci logo.

E do Leonardo tenho uma recordação dum jogo no Pavilhão da Ajuda, em que ele marca no próprio cesto, a bola sobra para ele debaixo do cesto, ele lança e marca.... no cesto errado. Hilariante. Não me lembro contra quem foi, nem em que ano foi, mas é daquelas coisas que nunca esquecem.