quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Equipa do Sporting 2004/05


O Sporting partiu para a temporada 2004/05 com um novo treinador. O treinador José Peseiro assume o cargo de Treinador do Sporting, afastando-se de adjunto do Prof. Carlos Queirós, parceria que tiveram durante uma época no Real Madrid. Peseiro promete um futebol agradável e bonito, e corresponde às expectativas na pré-época com um futebol directo e objectivo, bastante flanqueado, que proporciona-nos grandes jogos e com muitos golos. Contudo, o início desta temporada foi má demais, há quinta jornada o Sporting tinha apenas ganho o primeiro jogo em Alvalade frente ao Gil Vicente, somando 5 pontos em 15 possíveis. Mesmo tendo sido uma época atípica do principio até ao fim, o Sporting podia ter garantido o título, não fosse aquela derrota a 7 minutos do fim no jogo diante o Benfica no Estádio da Luz na penúltima jornada. Derrota esta que teve e muito o cunho do árbitro Paulo Paraty, que contrariou a regra da “Pequena Área” por não assinalar falta no golo de Luisão, que salta com o guarda-redes Ricardo, que, ao tentar agarrar a bola no ar, leva com um matacão de um 1.95m que lhe dá uma cabeçada no braço, mudando a trajectória da bola para a cabeça do defesa do Benfica. “Regra da Pequena Área: 1º - protecção do Guarda-redes, ou seja, na disputa da bola, o jogador adversário não poderá encostar, carregar, ou estorvar o guarda-redes na pequena área, pois será considerado falta; 2º - limita a distância máxima em que o guarda-redes posicionará a bola para bater um pontapé de baliza". De uma coisa não temos dúvidas, se existisse verdade desportiva através de meios tecnológicos o campeão não seria aquele, e nem sequer estaria na luta do título naquela altura, e muita gente ficaria a saber qual a razão daquele pequeno rectângulo num campo de futebol, inclusive, os jornalistas afectados pela doença vermelha, tudo fizeram para branquear este lance depois do jogo terminado, passando a mensagem que a pequena área é um detalhe e serve apenas para efeitos decorativos. Todavia, isto não absolve em nada a má época desportiva do Sporting pelas constantes irregularidades, que corresponderam no final a um saldo de 18 vitórias, 7 empates, 9 derrotas, 66 golos marcados e 36 sofridos, para o campeonato.

Na Taça de Portugal o Sporting é eliminado nos quartos de final pelo Benfica nas grandes penalidades, num grande jogo de futebol, ao fim de 120 minutos de futebol o resultado continuava empatado, mas num 3 a 3.

Ainda assim o Sporting chega à final da Taça Uefa, prova esta disputada brilhantemente pela nossa equipa, com um percurso notável, que há muito não se via no Sporting, que nos fez sonhar a todos. Esta taça, era sem dúvida a companheira ideal para a Taça das Taças de 1964 por nós conquistada, que há muito precisa de companhia. Faltou-nos neste dia da final pernas para os últimos 45 minutos e um bocado de sorte nos 90. Resumindo, foi mau demais, para quem esteve tão próximo de garantir todos os títulos e deixou-os escapar a todos, infelizmente.

Constituição da equipa (da esq. para a direita):
Em cima; Pedro Barbosa, Ricardo, Custódio, Hugo, Polga, Miguel Garcia.
Em baixo; Hugo Viana, Paíto, Douala, Liedson, Tinga.

3 comentários:

Scarface disse...

Como eu me lembro desse jogo na luz! Estava eu com uma perna engessada e juntei em minha casa mais de 20 amigos sportinguistas para vermos e sofrermos em conjunto aqueles 90 min. Confesso que na altura andei uma data de tempo (talvez por não querer acreditar que tinhamos deixado fugir o pássaro tão perto do fim) a crer acreditar que o golo do boca de lata teria sido obtido de forma irregular, no entanto, e passados quase 5 anos tenho muito poucas dúvidas de que se tratou de um lance regular. Mais a mais quando o próprio Ricardo corre para o árbitro a gritar que o golo teria sido com a mão.
Enfim, um ano de excelente futebol (a léguas de distância de Benfica e Porto), mas o pouco pulso no balneário aliado a alguns equívocos em momentos chave da época transformaram um ano que poderia ter sido inesquecivel em apenas mais uma uma época que terminou sem honra nem glória. Melhores dias virão. Eu acredito. Força Sporting!!!

Davidinho disse...

Eu fui ao curral dos porcos nos dois jogos. No jogo da taça no golo do Paito a festejar dei um salto e cai 4 filas abaixo. Andei todo torcido umas semanas...

Joao Dinis disse...

Resta ainda completar que a Final da Taça Uefa foi disputada em Alvalade!
E foi sem duvida, a ultima epoca que me vi o Sporting jogar um futebol bonito e muito eficaz!