domingo, 7 de fevereiro de 2010

Equipa do Sporting - Campeões 1962

O Sporting foi campeão com esta equipa em 1961-62, este campeonato foi disputado até à última jornada. Na última e decisiva jornada o Sporting venceu em Alvalade o Benfica por 3-1, porém, o nosso opositor era o Fc Porto que estava em igualdade pontual connosco, mas em virtude da derrota dos Portistas nesta derradeira jornada no campo do V. Guimarães por 2-1, pudemos festejar em Alvalade o 11º Título nacional. As dificuldades do Sporting nesta época começaram no inicio da prova, o treinador Otto Glória despediu-se depois de ter vencido o Fc Porto no terreno deste na 2ª jornada. Porém, as criticas ao treinador ja existiam desde do afastamento da Taça do Campeões Europeus, perante o Partizan de Belgrado. O jovem treinador Juca, com apenas 33 anos, pega na equipa e faz com que estes que figuram na foto, figurassem na história do Sporting. Esta foto foi-nos enviada pelo nosso seguidor Pedro Lopes. Pedro fez questão de partilhar connosco a história desta imagem, que lhe trás alguma carga sentimental - esta semana faleceu o ex-atleta do Sporting Libânio Avelar (guarda-redes de preto na foto), que foi amigo de família do Pedro Lopes, e foi o próprio Libânio que lhes ofereceu esta espectacular foto dos campeões. O Armazém Leonino envia as mais sentidas condolências à familia de Libânio Avelar, e deixa um abraço à familia Lopes.

3 comentários:

Leão amarelo disse...

Lembro-me bem do Libânio que veio do Barreirense e que não teve grandes hipóteses de jogar porque o Carvalho era de facto um gigante na baliza. Esta equipa tem para mim também um valor especial, já que foi a primeira equipa do SCP que vi jogar. Para além disso, possuo também esta separata (era assim que se chamava na altura).

Sporting Eterno disse...

Sporting afinal foi apanhado numa escuta telefonica entre JEB e Dias Ferreira!

Escuta na integra em:

http://sportingeterno.blogspot.com/

sloct disse...

E para o João Ruas, filho do Libânio, que jogou no Sporting, Luso do Barreiro, onde aparece num cromo, Esperança de Lagos, e provavelmente mais clubes, eu é que não sei mais, os meus sentimentos.