O Sporting foi campeão com esta equipa em 1961-62, este campeonato foi disputado até à última jornada. Na última e decisiva jornada o Sporting venceu em Alvalade o Benfica por 3-1, porém, o nosso opositor era o Fc Porto que estava em igualdade pontual connosco, mas em virtude da derrota dos Portistas nesta derradeira jornada no campo do V. Guimarães por 2-1, pudemos festejar em Alvalade o 11º Título nacional. As dificuldades do Sporting nesta época começaram no inicio da prova, o treinador Otto Glória despediu-se depois de ter vencido o Fc Porto no terreno deste na 2ª jornada. Porém, as criticas ao treinador ja existiam desde do afastamento da Taça do Campeões Europeus, perante o Partizan de Belgrado. O jovem treinador Juca, com apenas 33 anos, pega na equipa e faz com que estes que figuram na foto, figurassem na história do Sporting. Esta foto foi-nos enviada pelo nosso seguidor Pedro Lopes. Pedro fez questão de partilhar connosco a história desta imagem, que lhe trás alguma carga sentimental - esta semana faleceu o ex-atleta do Sporting Libânio Avelar (guarda-redes de preto na foto), que foi amigo de família do Pedro Lopes, e foi o próprio Libânio que lhes ofereceu esta espectacular foto dos campeões. O Armazém Leonino envia as mais sentidas condolências à familia de Libânio Avelar, e deixa um abraço à familia Lopes.
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Equipa do Sporting - Campeões 1962
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Lembro-me bem do Libânio que veio do Barreirense e que não teve grandes hipóteses de jogar porque o Carvalho era de facto um gigante na baliza. Esta equipa tem para mim também um valor especial, já que foi a primeira equipa do SCP que vi jogar. Para além disso, possuo também esta separata (era assim que se chamava na altura).
Sporting afinal foi apanhado numa escuta telefonica entre JEB e Dias Ferreira!
Escuta na integra em:
http://sportingeterno.blogspot.com/
E para o João Ruas, filho do Libânio, que jogou no Sporting, Luso do Barreiro, onde aparece num cromo, Esperança de Lagos, e provavelmente mais clubes, eu é que não sei mais, os meus sentimentos.
Enviar um comentário