terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Sporting Campeão Nacional 1979-80

Uma das imagens de marca do Armazém Leonino e que constitui, simultaneamente, uma das secções preferidas dos muitos visitantes e amigos sportinguistas que nos visitam é, sem dúvida nenhuma, a apresentação de equipas famosas do Sporting que fizeram história em determinada época futebolística.
Hoje apresentamos mais uma dessas grandes equipas da História do Sporting, mais concretamente, um dos "onze-tipo" utilizados pelos "leões" na inesquecível e saudosa temporada de 1979/80, na qual o Sporting se sagrou Campeão Nacional, com mais 2 pontos que o 2º classificado, o F.C. Porto.
A foto que apresentamos a seguir refere-se à equipa leonina que jogou no Estádio do Bonfim, no dia 20 de Abril de 1980, em jogo a contar para a 25ª jornada do campeonato, tendo o Sporting vencido categóricamente o Vitória Futebol Clube (Setúbal) por 3-0, com os golos dos "leões" a serem apontados por Manuel Fernandes e Jordão (2). Aliás, Jordão viria a sagrar-se o melhor marcador do campeonato com 31 golos, conquistando a 2ª "Bola de Prata" da sua carreira.

Em cima (da esquerda para a direita): Eurico, Fraguito, Jordão, Barão, Meneses, Bastos e Vaz (g.r.).
Em baixo (mesma ordem): Marinho, Manoel, José Eduardo e Manuel Fernandes (cap.).

Este "onze" alinhou no sistema táctico habitual de 4x3x3, da seguinte forma: Vaz; José Eduardo, Bastos, Eurico e Barão; Marinho, Meneses e Fraguito; Manuel Fernandes, Manoel e Jordão.

Que saudades desta e de outras equipas dos anos 70 e 80! Apetece-nos desabafar: "Oh tempo, volta para trás!". Devemos, pois, contribuir para a preservação da memória e divulgação da História do nosso querido clube, sobretudo junto dos adeptos sportinguistas mais novos que, ao contrário de nós, não tiveram o prazer e o privilégio de ver jogar estas equipas.

3 comentários:

scpmemoria disse...

Este foi o primeiro jogo que vi do Sporting ao vivo, tinha quase 7 anos de idade. Recordo-me do ambiente de grande festa e euforia, de ter visto muitos golos, acho até que devem ter anulado um golo ao Sporting, porque lembro-me de no final do jogo dizer ao meu irmão que tínhamos ganho por 4-0, ao que ele me corrigiu prontamente... O mais engraçado é que ainda hoje quando penso nesse jogo, invariavelmente associo aos tais 4-0. :)

Continuação de bom trabalho!
Obrigado e abraço!

carlos disse...

CADA VEZ TENHO MAIS SAUDADES DESTES TEMPOS. AINDA HÁ POUCO VI UMAS IMAGNES DO MANOEL EM ALVALADE OSINICIOS DOS ANOS OITENTA. PARA NÓS QUE HOJE ESTAMOS NA ORLA DOS 40/41 ANOS, QUE SAUDADES DESTE SPORTING.

Unknown disse...

Este foi meu primeiro 11 do Sporting do qual lembro bem na altura era ainda menino lá pro nos meus 7-8 anos vivia na Cidade da Praia ouvia sempre os relatos em casa na rádio 📻 via Antena 1 Desporto o Son dos gritos dos Golos SCP em especial dos craques #11 Rui Jordão e do #9 Manuel Fernandes "Manel" da Bola. Eu era um puto sentava sempre ao redor dos mais velhos atento aos locutores de Lisboa celebravamos o "meu" Sporting Campeão Nacional 1979-80 foi desta época que nunca mais deixei de ser Leonino.
Eu sabia este 11 de cor:
Em cima (da esquerda para a direita): Eurico, Fraguito, Jordão, Barão, Meneses, Bastos e Vaz (guardião).
Em baixo (mesma ordem): Marinho, Manoel, José Eduardo e o nosso grande Eterno capitão Manuel Fernandes (cap.)
O último jogo do Título em Alvalade Sporting 3 União Leiria 0