quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sporting Campeão Nacional de Hóquei em Patins (1977/78)

Na sua edição (nº87) de 29 de Agosto de 1978, a revista GOLO, em jeito de homenagem, trazia nas páginas centrais um poster a cores da equipa de hóquei em patins do Sporting que se havia sagrado recentemente campeã nacional (época 1977/78) pela 4ª vez consecutiva.
É precisamente a foto dessa saudosa e inesquecível equipa que o Armazém Leonino apresenta hoje aos seus amigos e visitantes sportinguistas.
Eis a constituição da equipa campeã nacional de hóquei em patins de 1977/78:

Em cima (da esquerda para a direita): Sobrinho, Picas, Jorge e Fernando Pereira.

Em baixo (mesma ordem): Carlos Alberto, Basílio (g.r.), Rosas (g.r.) e Ventura.

Aqui ficou a recordação de mais uma preciosa foto referente a uma equipa de campeões que contribuiu para engrandecer o hóquei em patins leonino.

12 comentários:

NUNO RAMOS disse...

Grande publicação, grande equipa, grande saudade destes tempos! Pavilhão cheio, identifico-me cada vez mais com estes tempos,infelizmente!

sloct disse...

Pois é Nuno, já somos dois a pensar o mesmo.

JOY disse...

Que saudades das noites e tardes no Pavilhão de Alvalade a ver esta equipa a jogar. Estes sim verdadeiros campeões. Este era o meu Sporting.

Um abraço
Joy

Vtitor Ferreira disse...

falta o chana na foto

Vtitor Ferreira disse...

da epoca anterior sairam ramalhete para o benfica ,livramento para italia.julio rendeiro abandonou a modalidade. do dream tteam anterior so ficaram o sobrinho e o chana,. chana teve mto tempo lesionado.o sporting nao deixou de ser campeao. a equipa ja n era tao forte como nos anos anteriores.o sporting da epoca anterior era a base da selecçao nacional. nos tres anos seguintes o benfica ganhou uma certa hegemonia. voltamos a ser campeoes em 82 com o chana ,sobrinho, ramalhete,luis nunes, trindade ,rosado etc. naquela altura um titulo de hoquei valia quase tanto como um titulo de futebol

CARLOS disse...

TAMBÉM TENHO MUITAS AUDADES DESTE MEU SPORTING. TENHO 41 ANOS AINDA TIVE A SORTE DE TER CONHECIDO GRANDES EQUIPAS E GRANDES ATLETAS DO SPORTING DE TODAS AS MODALIDADES. A 400KM DE LISBOA SENTIMAOS UM IMENSO ORGULHO DESTE NOSSO SPORTING. CONTINUO A SER UM GRANDE SPORTINGUISTA E JÁ O TRANSMITI AS MINHAS 2 FILHAS, TAL QUAL O MEU PAI ME HAVIA TRANSMITIDO A MIM O SEU SPORTINGUISMO. MAS HOJE REVEJO-ME POUCO SOBRETUDO NA EQUIPA DE FUTEBOL SÉNIOR E EM MUITOS DOS QUE POR LÁ VESTM A GLORIOSA CAMISOLA DO NOSSO CLUBE. EM TUDO O RESTO CONTINUO A APIXONADO PELAS MODALIDADES.

Mário-Oeiras disse...

Vítor,
É verdade, o hóquei nessa altura era vivido com uma paixão, quase tanta como o futebol.
Eu cheguei a jogar "hóquei" de rua! Lol!
...no Dafundo, entre duas pracetas existe uma passagem (arcos) em piso mármore, e era aí que jogávamos. Os "tacos" eram tábuas ou paus mais ou menos jeitosos para o efeito, uma bola de ténis, e as balizas eram caixotes de madeira da fruta...eis o nosso hóquei!
Escusado será dizer que as gerações mais novas não imaginam sequer o que acabei de escrever!

Hoje, (infelizmente) o hóquei já não atrai muita gente aos pavilhões, por haver outras distrações, programas, etc.
A ausência do Sporting no campeonato é de lamentar, mas sinceramente, não sei se voltar à competição (por muito que gostasse que isso acontecesse), se voltaria a ter enchentes para os ver jogar!
Actualmente, nem mesmo os derbys têm meia casa a assistir! (à excepção de casos pontuais, como em Turquel - com 1000/1500 espectadores fiéis em todos os jogos!)
Penso que a época de "ouro do hóquei" não se repetirá...(espero estar enganado)
SL

P.S: Parabéns ao Henrique e ao Nuno por nos proporcionarem tão belas imagens do hóquei leonino.

Vtitor Ferreira disse...

sr oeiras .tenho 43 anos e tb fui jogador de hoquei de rua numa aldeia perto de torres vedras. as balisas eram pedras, os stick`s eram trancas de arvore e a pista as eiras de secar os cereais. todos nos tinhamos um nome de craque.tinhamos nomes dos jogadores do scp, oeiras e voltrega. hoje n ligo mto. aqui a fisica esta em 4ºlugar e eu nunca la fui.sou do tempo em q os jornais desportivos destacavam na capa o hoquei ,deixando o futebol para os cantos

Mário-Oeiras disse...

Sr. Vítor,
Eu também não vejo as equipas minhas vizinhas - Oeiras e Paço de Arcos -, apenas acompanho os resultados, que este ano não são muito brilhantes, mas mesmo assim estarem as duas equipas na 1ª divisão já é obra! Os respectivos pavilhões distam apenas 1,5 Km um do outro!
O ano passado o Oeiras aviou o Benfica com 5-1 e 4-1 no campeonato, e só por isso foi notícia nos jornais...triste realidade desportiva nacional!
Já o Paço de Arcos, é uma das melhores escolas a formar jogadores, pena é que acabem por ser uma "sucursal" do Benfica, com estes a virem sistematicamente buscar os melhores jogadores. Quando venceram a Taça CERS em 2000 (por sinal, a última taça europeia conquistada por um clube português), foram logo 5 jogadores duma assentada! Entre eles, Filipe Gaidão.
Na década de 80, levaram duma só vez, 8 (!) jogadores...
Esta época, o João Rodrigues...e tantos, tantos outros, nas épocas anteriores.
É pena que o "triunvirato" dos Grandes asfixie o desporto nacional! (neste caso em concreto, o hóquei do Benfica, na grande Lisboa)

Por curiosidade, a Associação Desportiva de Oeiras resultou da fusão de 2 clubes, um deles chamado...Sporting Clube de Oeiras!

P.S: Sou um pouco mais novo...colheita de 1971.

sloct disse...

E o Oeiras infelizmente só foi notícia este ano pela trágica morte do João Banza.

Longe (muito longe) vão os tempos em que Oeiras, Paço de Arcos, Parede, Cascais, Hóquei de Sintra e Juventude Salesiana estavam todos na 1ª divisão, infelizmente o hóquei hoje é um desporto de e para meia dúzia de pessoas. E com uma federação que é uma vergonha a promover a modalidade.

E em Lisboa também se faziam esses jogos de hóquei na rua, os irmãos Luis e Sérgio Nunes por exemplo jogaram muitas vezes num pequeno pátio perto de casa dos seus Pais. Sei disto porque também por lá andava.

Unknown disse...

Rectificação: O Guarda-redes não é o Basílio,...é o Albino Fernandes !

Anónimo disse...

è verdade é o Albino