quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sporting - O 3º clube europeu com mais taças europeias conquistadas!

Ao longo dos mais de 100 anos (1906-2010) que o Sporting já leva de vida, muitos foram os momentos de glória e de sucesso vividos pelo maior e mais ecléctico clube de Portugal. A quantidade de troféus conquistados, até hoje, nas mais diversas competições e modalidades atingiu um número tal, que quase já se perdeu a sua conta!

Durante mais de um século de história, o Sporting tem passado, naturalmente, como qualquer outro clube do Mundo, por épocas boas e por épocas menos boas, por fases vitoriosas e de conquistas e por fases de derrotas e de insucesso. Aliás, actualmente, o Sporting está a atravessar precisamente uma das tais fases negativas e de menor sucesso desportivo, as quais são parte integrante da vida e história de qualquer clube mundial.

Felizmente, as épocas boas e as fases vitoriosas superaram sempre largamente os ciclos negativos. Por essa razão é que o Sporting atingiu, em pleno século XXI, o estatuto de clube reconhecido e respeitado, quer a nível europeu, quer a nível mundial.

Para tal, muito contribuíram as vitórias e a consequente conquista de taças europeias de elevado prestígio internacional, ocorridas, quase todas, nas décadas de 70, 80 e 90 do século XX. Estamos a falar de 21 (!) taças europeias alcançadas em 3 modalidades (futebol, hóquei em patins e atletismo) que colocam o Sporting na 3ª posição entre os clubes europeus com mais taças europeias conquistadas, sendo superado, neste aspecto, apenas por dois "colossos" espanhóis: o Barcelona e o Real Madrid.

Cinco dos "leões" e "heróis" de Antuérpia que conquistaram a Taça das Taças (1964).
Alexandre Baptista, Pedro Gomes, Figueiredo, Fernando Mendes e Geo.

Com efeito, o Sporting conquistou uma Taça das Taças (futebol), em 1964, 5 taças europeias em hóquei em patins (uma Taça dos Campeões Europeus, em 1977; 3 Taças das Taças, em 1981, 1985 e 1991; uma Taça CERS, em 1984), 14 Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato (1977, 1979, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, e 1994) e uma Taça dos Campeões Europeus de Pista (2000).

Plantel do "tri": Campeão Europeu, Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal (1977).
Em cima: Torcato Ferreira (treinador), Sobrinho, Chana, Livramento e Jorge.
Em baixo: Carlos Alberto, Carmelino (g.r.), Ramalhete (g.r.) e Rendeiro.

O Armazém Leonino lembrou-se, assim, de apresentar 3 fotos representativas de outras tantas modalidades e de outros tantos momentos marcantes da história de sucesso do clube leonino, sendo, igualmente, uma forma de homenagear os "heróis" e as grandes figuras (jogadores/atletas e treinadores) que fizeram do Sporting aquilo que José Alvalade, um dos seus fundadores, tanto desejava: "(...) um grande clube, tão grande como os maiores da Europa". O seu sonho cumpriu-se!

Os 5 "heróis" da 1ª Taça dos Campeões Europeus de corta-mato (1977):
Carlos Cabral, o "Senhor Atletismo" Moniz Pereira (técnico),
 Fernando Mamede, Aniceto Simões e Carlos Lopes.


11 comentários:

Davidinho disse...

O Sporting não é grande , é GIGANTE! Teve os dois melhores hoquistas de sempre , teve o corredor mais completo de sempre e teve os melhores atletas a nivel nacional em todas as modalidades. Não o deixem morrer...

Dingo disse...

Os dois melhores hoquistas de sempre! Quem é o segundo? Ramalhete, será?

NUNO RAMOS disse...

Só pode ser o Chana... o meu preferido, foi o que vi jogar!

Dingo disse...

Havia alguns nomes no nosso hóquei em patins que eram difíceis de esquecer, talvez por terem sido pronunciados tantas vezes e em sequência. Dois exemplos: (1) Picas e Piruças; (2) Joaquim Sousa Santos e José Sousa Santos, estes ambos da Juventude de Viana.

Também, uma 'frase' que ouvi tantas vezes ser relatada era "... remate de (...), Franquelim, à tabela final".

Franquelim, nessa altura, era o guarda-redas da Juventude de Viana. Mais tarde, creio que jogou no FC Porto.

CARLOS disse...

SIM ESTE ERA O VERDADEIRO SPORTING,MORO A 400KM DE LISBOA, MAS COMO ERA BOM O FIM DE SEAMANA NOS FINAIS DA DÉCADA DE SETENTA E INICIOS D EOITENTA, COM TANTAS VITÓRIAS DO ECLETISMO DO SPORITNG. ACABARAM COM MODALIDADES PARA PAGAREM AOS XULOS DO FUTEBOL, QUE PENA.

sloct disse...

Dingo,

O Joaquim e o José Sousa Santos eram ciclistas, do Sangalhos e do Porto. Os do hóquei eram o António e o Fernando Gomes da Costa, do Infante de Sagres. Um deles, não me lembro qual foi efectivamente para o Juv. Viana, o outro foi para o Liceo da Corunha. Creio, embora sem certezas, que nunca terão jogado juntos em Viana.

sloct disse...

Davidinho, nunca viste jogar o Fernando Adrião, mas pergunta ao teu Pai, olha que não ficava a dever nada a estes dois.

Davidinho disse...

Acredito em ti Sloct. Mas pelo que vi em video o Chana era fenomenal.

E não me esqueço dos unicos jogadores que teem a honra de ter uma foto no museu olimpico de Barcelona. Livramento e Chana..

sloct disse...

Pois era, não há dúvida nenhuma a esse respeito. Mas a melhor exibição individual que alguma vez vi dum jogador de hóquei foi em 81, no último ano do Livramento como jogador, num jogo contra o Porto no pavilhão, que ganhámos por 1, salvo erro, 4-3, em que o Livramento pegou na bola e esteve o último minuto e meio a andar com a bola dum lado para o outro do campo, com os tipos do Porto furiosos a fazerem faltas consecutivas, e ele sozinho a segurar a bola. Nunca mais me hei-de esquecer desse jogo, e sei que dificilmente voltarei a ver uma coisa semelhante.

Dingo disse...

Sloct,

Correcto. Eram António Gomes da Costa e Fernando Gomes da Costa, e jogavam no Juventude de Viana ao mesmo tempo. Foi aí por 1982-84.

José Sarmento disse...

Pois é.

E os "outros" é que são os "Gloriosos"!

Taditos...

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!