segunda-feira, 1 de março de 2010

33 anos separam duas vitórias, por 3-0, de "leões" sobre "dragões"

Fez ontem, dia 28 de Fevereiro, 33 anos e 4 meses que o Sporting havia alcançado, pela última vez, uma vitória por 3 golos de diferença sobre o F.C. Porto, em jogos a contar para o Campeonato Nacional.
Com efeito, a 30 de Outubro de 1976, em jogo a contar para a 7ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1976/77, no Estádio José Alvalade, o Sporting vencia, de forma concludente e convincente, o F.C. Porto, por 3-0, tendo os golos leoninos sido apontados, precisamente, pelos 3 avançados que alinharam de início, os quais constituíram, de facto, um dos melhores trios atacantes da História do Sporting: Manuel Fernandes, Manoel e Keita, aos quais se juntaria, na temporada seguinte, Jordão.

Recordemos, então, a equipa leonina, treinada pelo técnico inglês Jimmy Hagan, que alinhou, no sistema táctico de 4x3x3, no "clássico" diante do F.C. Porto:
Conhé; Inácio, Laranjeira (cap.), José Mendes e Da Costa; Fraguito, Valter e Baltasar; Manuel Fernandes, Manoel e Keita.
Marcadores: Keita (29 m), Manoel (37 m) e Manuel Fernandes (87 m).

A 3 minutos do final da partida, Marinho entrou para o lugar de Manuel Fernandes que havia acabado de obter, pouco tempo antes, o 3º golo dos "leões", fixando o resultado num categórico 3-0.

Ontem, passados mais de 33 anos daquele saudoso e inesquecível jogo, o Sporting voltou a marcar 3 golos sem resposta, escrevendo, uma vez mais, uma bonita página no livro dos "clássicos" Sporting-F.C. Porto, que fazem parte da História do futebol português.
A propósito do jogo de ontem, decidimos assim fazer esta viagem nostálgica ao passado, recordando outro "clássico" com idêntico resultado, mas com outros protagonistas que também contribuiram para fazer história no Sporting. Em representação simbólica daquela equipa e em jeito de homenagem, apresentamos, em cima, as fotos dos 3 grandes e eternos avançados leoninos que marcaram os 3 golos dos "leões", naquela tarde de Outono de 1976.

2 comentários:

Dingo disse...

Já haviam dado 3-0 ao Benfica na primeira jornada nessa mesma época com golos, eu creio, de Manuel Fernandes, Camilo e Baltazar. E acho que voltariam a golear um deles novamente, mas na Taça de Portugal.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Dingo. É verdade, logo na 1ª jornada do campeonato, em Alvalade, o Sporting ganhou 3-0 ao Benfica, com os golos a serem apontados pelos 3 jogadores que referiu. Para a Taça de Portugal, o Sporting voltou a vencer, em Alvalade, o Benfica, de novo por 3-0, com 3 golos de MANOOOEL. Um abraço e até breve. Alexandre Ribeiro. Saudações leoninas!