terça-feira, 2 de março de 2010

Equipa do Sporting 1988/89

A equipa acima apresentada foi na maioria das vezes o onze base na época 1988/89. Este campeonato de 88/89 compara-se em muito com o actual momento do Sporting, pelo afastamento do título muito antes do Natal. Talvez, foi esta a equipa responsável pela fatídica história de achincalhamento da parte dos nossos rivais e que acabavam qualquer discussão de futebol com o "não chegam ao Natal", e na prática comprovou-se durante largos anos.

Em cima (da esquerda para a direita): Rodolfo Rodriguez; Paulinho Cascavel, Morato (Cap.), Oceano, João Luís e Miguel.
Em baixo (mesma ordem): Forbs, Litos, Fernando Mendes, Silas e Carlos Manuel.

Esta imagem de equipa (cromo), é retirada da Caderneta de Futebol "Bola D´Ouro 88/89", e foi-nos gentilmente cedida pelo amigo João Brites do site Cromo dos Cromos. Brevemente colocaremos os restantes cromos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida, uma das piores temporadas que vi o meu Sporting fazer. 4º lugar no campeonato, a 22(!) pontos do campeão Benfica. Fraca prestação europeia, a destacar apenas a dupla vitória sobre o Ajax; chegada às meias da Taça de Portugal. Um plantel extremamente desiquilibrado, ordenados em atraso, gestão ruinosa, eleições antecipadas no final da temporada, um sem número de barretes, enfim, é demasiado para uma só época. O Bigodes(Jorge Gonçalves) ganhou as eleições) e comprou uma série de unhas, mas metade delas foram barretes(Rodolfo Rodriguez, Eskilsson, Ricardo Rocha(veio em Janeiro), Miguel,Rui Maside. Apenas Silas e Douglas foram grandes aquisições.Mesmo o próprio Carlos Manuel não esteve tão bem como se esperava. Até começámos bem o campeonbato, salvo erro, sem derrotas nas primeiras 13 jornadas, mas a partir da 1ª derrota, começaram os problemas. 6 jornadas sem ganhar, deixaram-nos a 8 pontos dos primeiros e nem uma série de 3 vitórias consecutivas serviu para alimentar a ilusão. O tremendo erro de trazer um treinador desconhecido campeão pelo Santos (Por sorteio(!), imagine-se) de seu nome Pedro Rocha e a sua substituição por outro que já havia mostrado não ter cá lugar(Manuel José) ajudam a explicar, de alguma forma esta péssima temporada, onde o nosso clube sofreu 11 derrotas em 38 jogos. Já para não falar da má forma do goleador Paulinho Cascavel, numa época em que só se viu a espaços, já um prenúncio da sua fase descendente. Foi triste e penoso ver o nosso grande Vitor Damas acabar a carreira devido a uma lesão, aos 41 anos, à 13ª jornada. Muita falta nos fez. A partir daí, não houve estabilidade na baliza(ora era Rodriguez, ora era Vital). A defesa metia muita água e o ataque não convencia. Jorge Plácido veio em Janeiro, marcou 3 ou 4 golos, mas não convenceu. O meio-campo era o sector mais forte. No final da temporada, Jorge Gonçalves deixava o clube à beira da bancarrota e em risco de fechar portas. Sousa Cintra ganhou as eleições e salvou as finanças do clube. Mas também ele fez muita porcaria...
RUI NASCIMENTO