domingo, 21 de março de 2010

Equipa do Sporting de 1966 (digressão à Guiné Bissau)

Como já vem sendo habitual, o Armazém Leonino recebeu, uma vez mais, uma gentil e generosa oferta de um dos muitos amigos sportinguistas que fazem o favor de nos visitar regularmente.
Estamos a falar, concretamente, de uma foto rara e preciosa de uma equipa do Sporting dos anos 60 que nos foi enviada por um sportinguista radicado em Inglaterra de seu nome, Pedro Veiga. Esta foto é proveniente do seu arquivo familiar e foi por si encontrada num baú, em casa dos seus pais, no qual se encontravam outras fotos de família.
Este amigo pediu-nos que publicássemos esta foto no Armazém Leonino com o intuito de que todos os nossos amigos e visitantes sportinguistas ajudem na identificação dos jogadores desta equipa, referente ao ano de 1966, e que foi tirada aquando de uma digressão do Sporting à antiga colónia portuguesa da Guiné Bissau.
Eis então a preciosa foto, relativamente à qual já conseguimos identificar todos os jogadores:
Em cima (da esquerda para a direita): Barroca (g.r.), João Barnabé, Mário Silva, Teixeira, Alfredo, Mário Lino, Barão, Caló, Dani, Valentim (g.r.) e Ferreira Pinto. 
Em baixo (mesma ordem): Manaca, Rodolfo, Carlitos, José Carlos Jesus, José Veiga ("Totala") e Porfírio.

A tarefa de identificar todos os jogadores só foi possível, devido à preciosa ajuda e aos vastos conhecimentos de alguns sportinguistas mais velhos, em particular, dos antigos jogadores leoninos José Carlos de Jesus e José Veiga/"Totala" (presentes na foto) e do Sr. Jose Eduardo Reis de Oliveira, a quem agradecemos, desde já, toda a amabilidade e disponibilidade dispensadas.

18 comentários:

ALEXANDRE disse...

Caros amigos. Já identifiquei outro jogador. É José Veiga (5º em baixo, a contar da esquerda), precisamente o pai do amigo Pedro Veiga que nos ofereceu esta foto. Um grande abraço para pai e filho!

8 disse...

Algumas dúvidas:

O GR de meias pretas não é o Libanio, recentemente falecido?

Para mim Dani está em pé entre Caló e o GR

O "extremo direito" é o Manaca

Cesário Mendes disse...

Caros amigos, o último em cima à direita trata-se de Ferreira Pinto.

CARLOS disse...

LEMBRO-ME DE LER HÁ TEMPOS NUM BLOGUE ALGUÉM A FALAR DESTA VISITA DO SPORTING Á GUINÉ EM 1966, E LER QUE SE TINHA LEVADO UM MISTO D EJUNIORES E RESERVAS. POR EXEMPLO O BARNABÉM EM 65/66 DEVIA SER JUNIOR, CORRECTO?

sloct disse...

O último em baixo, do lado direito é o Porfírio.

sloct disse...

Davidinho, leva isto ao sr. Veiga, que ele diz os que faltam.

Dingo disse...

Sporting «Reservas», 1965/66
Barroca (Damas, ainda júnior); Lino, Caló, Manhiça, & João Barnabé (e Mário); Barão (e João Carlos), & Fernando Colorado; Rodolfo Seminário (e Sitóe), José Carlos II (e Teixeira), Porfírio, & Osvaldo Silva.

Sporting «Juniores», 1964/65
Damas; António Henriques, & Mário; Barão, Caló, & João Barnabé; Leitão, José Carlos (viria a ser o “II”), Soto, Orlando, & Batalha.
Treinador: Juca.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Dingo. Muito obrigado pelas suas preciosas informações e pelo seu excelente contributo para a tentativa de identificação dos jogadores desta equipa, a qual deve ser, de facto, uma equipa de reservas. Talvez agora consigamos relacionar os nomes da equipa de reservas de 1965/66 com os jogadores desta foto. Um abraço e até breve. Saudações leoninas, Alexandre.

Dingo disse...

De nada.

sloct disse...

Com o magnífico trabalho do Dingo já se conseguem chegar a algumas conclusões. O 4º jogador em cima, antes do Veiga creio que é o Orlando, que uns anos depois esteve no Atlético. Entre o Mário Lino e o Caló, parece-me o Barão, mas é difícil dizer ao certo porque ele está a olhar de lado. E ao lado do Carlitos não é o Dani, é o Leitão. O Dani a ser algum destes é o que está entre o Caló e o gr, a falar com o colega.
E um dos gr certamente é o Barroca, mas não me lembro da cara dele.

carlos disse...

E JÁ AGORA ALGUÉM SABE OS RESULTADOS DESSA DIGRESSÃO???

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Carlos. Também eu gostaria de saber, mas infelizmente não sei. Talvez o nosso amigo Pedro Veiga saiba alguma coisa a esse respeito. Vou perguntar-lhe e depois digo alguma coisa. Um abraço e até breve. Saudações leoninas, Alexandre Ribeiro.

Dingo disse...

O guarda-redes em cima à esquerda deve ser o Damas. Não garanto, mas quere-me parecer que seja ele.

Dingo disse...

Quais foram as datas dessa digressão?

Anónimo disse...

Aquele guarda-redes de preto realmente parece o Barroca.

BARRAGON disse...

PEDRO VEIGA,O TEU PAI JOGOU AQUI NO BARREIRO PELO LUSO E PELA CUF,NOS ANOS 60 E 70,TRABALHOU NA CUF DO BARREIRO,E O JOSÉ VAZ VEIGA,POR ALCUNHA O TOTALA,TENHO AQUI UM VIZINHO,QUE JOGOU A BOLA COM O TEU PAI NO LUSO,QUE SE CHAMA ROGÉRIO FILIPE,E QUE MORA AQUI NO BARREIRO,PROXIMO DO CAMPO DA QUINTA PEQUENA DO LUSO FUTEBOL CLUBE.SAUDAÇÕES BARREIRENSES.BARREIRENSE SEMPRE.

Pedro Miguel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Miguel disse...

Ola Barragon, Um grande bem haja para si.
De facto e verdade ele jogou na Cuf e no Luso. Quando ele estava na Guine ele jogou contra a equipa do Sporting da foto, pelo Sporting de Bissau e como gostaram dele ele foi para portugal para jogar por eles. No entanto ele trabalhava para os Armazens do Povo(propriedade da Cuf)em Bissau, e a transicao para a Cuf foi imediata.
Ele trabalhou na Cuf ate se reformar e aposto que o Sr Rogerio Filipe se encontra em muitas das fotografias que vi quando la estive em Maio dos planteis do Luso.
Ate hoje ele mora no Barreiro, perto do Estadio Alfredo da Silva ainda se cruza com muitos antigos colegas de trabalho e de equipa.
Gostaria de conhecer o Sr Rogerio Filipe pois ele poderia falar sobre algumas memorias daqueles tempos!!

SAUDACOES BARREIRENSES
SAUDACOES LEONINAS