quarta-feira, 17 de março de 2010

João Moutinho e Liedson atingem marca histórica: 53 jogos europeus pelos "leões"!


Amanhã, dia 18 de Março de 2010, João Moutinho e Liedson atingem uma marca histórica, passando a ser os jogadores que mais vezes envergaram a camisola do Sporting em jogos a contar para as competições europeias de clubes.
Com efeito, aquela fantástica dupla completa amanhã, diante do Atlético de Madrid, 53 jogos europeus com a camisola leonina, ultrapassando outra, não menos fantástica, dupla, formada por Damas e Oceano, a qual já há muito tempo detinha o recorde de jogos na Europa, com 52 partidas realizadas de "leão ao peito".
Em particular, a marca atingida por João Moutinho é tanto mais notável, quanto é obtida apenas ao fim de 5 anos, tendo a sua estreia, nas competições europeias, ocorrido em Fevereiro de 2005, mais concretamente, em jogo a contar para a antiga Taça UEFA, realizado em Roterdão (Holanda), onde o Sporting obteve uma excelente vitória, por 2-1, diante do Feyenoord.
Além disso, os 53 jogos europeus de João Moutinho foram atingidos de forma consecutiva, não tendo o actual capitão leonino falhado uma única partida, desde o jogo de estreia, na "Banheira" de Roterdão, frente ao Feyenoord, até ao jogo de amanhã, no Estádio José Alvalade, frente ao Atlético de Madrid.
Relativamente ao eterno e mítico guardião leonino, Vítor Damas, o qual deteve durante muitos anos o recorde de jogos efectuados na Europa, pode-se dizer que só não atingiu marca mais volumosa, devido ao facto de ter estado 8 (!) épocas fora do Sporting (4 épocas no Santander, de Espanha, entre 1976 e 1980; duas épocas no Vitória Sport Clube, em 1981 e 1982; duas épocas no Portimonense, em 1983 e 1984). Imagine-se o número de jogos a mais que Damas poderia ter realizado e acrescentado aos 52 efectuados ao serviço do Sporting, caso tivesse permanecido aqueles 8 anos em Alvalade!
A seguir, apresentamos, o "top-ten" dos jogadores que mais vezes envergaram a camisola leonina nas competições da UEFA: (nota: nesta lista contabilizamos já as presenças de João Moutinho, Liedson e Anderson Polga no jogo de amanhã)

- João Moutinho e Liedson: 53 jogos;












- Vítor Damas e Oceano: 52 jogos;
























- Anderson Polga: 51 jogos;












- Manuel Fernandes: 45 jogos;












- Hilário: 44 jogos;












- Pedro Barbosa: 42 jogos;












- Beto: 41 jogos;












- Venâncio: 40 jogos.












Como se pode verificar, Anderson Polga está prestes a igualar e a ultrapassar a dupla Damas-Oceano. No actual plantel leonino, não se vislumbra nenhum jogador que possa vir a entrar, num futuro próximo, neste lote restrito de jogadores com 40 ou mais jogos europeus.

5 comentários:

João disse...

E que coroem este recorde com a passagem aos quartos!

Pai da Leoa disse...

Só um reparo:

a estreia do JM deu-se na 1ª mão da eliminatória com o Feyennord...

...e é fácil fazer as contas:

04/05 2 jogos 16 avos
2 jogos oitavos
2 jogos 4ºs
2 jogos meias
1 Final
05/06 2 jogos Pré Elim CL
2 jogos Elim T. UEFA
06/07 6 jogos F.Grupos CL

07/08 6 jogos F. Grupos CL
2 jogos 16 avos T. UEFA
2 jogos oitavos
2 jogos 4ºs
08/09 6 jogos F. Grupos CL
2 jogos 8ºs final CL
09/10 4 jogos PréElim CL
6 jogos F.Grupos L.Europa
2 jogos 16 avos
2 jogos 8ºs final

Total: 53

(e JM está quase a chegar aos 37 jogos de velho Manel, como capitão de equipa... esta 5ª, faz o jogo Nº34 com a braçadeira, salvo erro)

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Pai da Leoa. Desculpe, mas não há nenhum reparo a fazer, pois eu no artigo refiro que a estreia do João Moutinho foi em Roterdão, diante do Feyenoord, jogo esse referente à 1ª mão dessa eliminatória. Adeus e até breve. Cumprimentos, Alexandre.

Mário-Oeiras disse...

Amigo Alexandre,
O PaiDALeoa tem razão:
Moutinho estreou-se na 1ª mão dos oitavos-de-final...em Alvalade! Substituiu Carlos Martins aos 61'. Na 2ª mão, em Roterdão (no seu 2º jogo europeu) estreou-se...a titular.
Cumprimentos,

Mário

ALEXANDRE disse...

Boa tarde caro amigo Mário. Tem toda a razão. Desde já, as minhas desculpas ao Pai da Leoa que estava certo relativamente ao 1º jogo de João Moutinho nas competições europeias. Na verdade, confiei na minha memória e estava convencido que o jogo de Roterdão tinha sido referente à 1ª mão dessa eliminatória com o Feyenoord, mas afinal já confirmei que o 1º jogo foi, de facto, em Alvalade. Obrigado aos dois pela correcção e esclarecimento. Um abraço e até breve. Cumprimentos e saudações leoninas para ambos. Alexandre Ribeiro.